Terminou na última sexta-feira, dia 20 de abril, o 2º Encontro Especial de Provedores e Presidentes das Maiores Santas Casas do Brasil, realizado em Salvador, Bahia. O evento foi promovido pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), em parceria com as Santas Casas da Bahia (SCMBA) e de Porto Alegre.

Desde o dia 18 de abril, as 30 maiores Santas Casas do país estiveram reunidas para discutir assuntos como o processo de contratualização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), associativismo, filantropia e hospitais de ensino.

Durante o encerramento, foi realizado um debate sobre os principais problemas enfrentados pelo Setor Filantrópico de Saúde, com a participação do presidente da CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, deputado Antonio Brito (PTB-BA) e com o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Bahia (FESFBA), Maurício Dias.

Os participantes decidiram que, a partir de agora, serão promovidos dois encontros anuais entre os provedores. Ao final do Encontro, as reivindicações do Setor foram consolidadas em um documento único, denominado Carta de Salvador, que será encaminhado aos parlamentares, governadores e prefeitos. A divulgação oficial da Carta de Salvador deve ser realizada na próxima terça-feira, dia 24 de abril.

Fonte: CMB