Desde segunda-feira (12), as cirurgias eletivas podem ser realizadas no Paraná, em hospitais públicos e privados, conforme resolução da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Conforme a pasta, a medida foi possível com a redução da taxa de ocupação dos leitos nos hospitais e a menor demanda por medicamentos do chamado ‘kit intubação’ utilizado nos pacientes da Covid-19. Segundo Flaviano Ventorim, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), a retomada das cirurgias é gradativa, conforme a condição de cada hospital.

Flaviano Ventorim ressalta que ainda é preciso ter cuidado, pois, a pandemia continua e a população deve manter as medidas de prevenção.

Rangel da Silva, presidente da Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná), explica que muitos profissionais da saúde podem voltar ao atendimento de origem, ou seja, voltam a cuidar de pacientes com outras doenças ou comorbidades que não a Covid-19.

De acordo com a orientação da Sesa, os hospitais com capacidade de recursos humanos, com equipes profissionais disponíveis, insumos – incluindo medicamentos – e condições de realizarem os procedimentos, poderão retomar essas atividades, até nova orientação. As ações devem respeitar as regras sanitárias em vigor.

Fonte: CBN Curitiba - Repórter William Bittar