Você já parou para pensar na saúde do seu coração? O Ministério da Saúde estima que cerca de 300 mil indivíduos sofram Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Destes até 30% podem chegar a óbito. Porém, os riscos de infarto são menores quando adotamos certas práticas e hábitos em nossa vida. Por isso, a Santa Casa de Curitiba, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, realiza no dia 29, uma ação para celebrar o Dia Mundial do Coração. O objetivo é reforçar a saúde e incentivar uma vida mais saudável.

A ação do Dia Mundial do Coração na Santa Casa contará com um espaço especial aberto ao público. Será na entrada principal, pela Praça Rui Barbosa, das 09h às 15h. Nele, técnicos de enfermagem irão aferir pressão e medir a circunferência abdominal. Enquanto cardiologistas e residentes da cardiologia vão orientar as pessoas sobre a saúde cardiovascular.

A cardiologista da Santa Casa de Curitiba, Dra. Marcely Gimenes Bonatto, explica que a prevenção é o melhor remédio para o coração. “Podemos evitar doenças como o infarto adotando um estilo de vida mais saudável, que inclui exercícios regulares, alimentação saudável, administrar o stress do dia a dia e não fumar”, explica a profissional. Estes são atitudes e hábitos simples, que podem ser adotados por todos.

Desta forma, o dia 29 de setembro é uma data instituída pela Federação Mundial do Coração para chamar atenção das pessoas sobre a conscientização sobre a saúde. O infarto agudo do miocárdio, por exemplo, é a doença que mais mata pessoas no mundo. Assim, a Santa Casa de Curitiba, um hospital especializado em cirurgia cardiovascular, realiza a ação para que cada vez mais vidas sejam salvas.

Fonte: Santa Casa de Curitiba