Médicos do Serviço de Nefrologia do Hospital Santa Casa de Curitiba foram os anfitriões da reunião científica sobre transplante renal, realizada no salão nobre do hospital no dia 25 de julho. Entre os participantes do evento, estavam médicos e residentes do hospital, além de profissionais que atuam nos serviços de transplante renal dos demais hospitais da cidade.

Um dos palestrantes do evento, Dr. Lúcio Roberto Requião Moura, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), falou sobre as doenças glomerulares no transplante e dividiu um pouco de sua experiência no manejo de pacientes que apresentam essas doenças. Outro palestrante da noite foi o médico nefrologista da Santa Casa de Juiz de Fora (MG), Dr. Gustavo Fernandes Ferreira, que ministrou a palestra “Otimização do acesso do paciente com DRC terminal ao transplante” e falou sobre o sistema Magnus, utilizado para monitoramento de pacientes em diálise.

A reunião científica marca uma nova fase do hospital, que vem estruturando os processos para ampliar o número de transplantes. O coordenador da reunião científica e médico nefrologista da Santa Casa, Dr. Rafael Piné, aproveitou o encontro para apresentar um breve histórico do serviço de transplante renal da Santa Casa, que registrou o primeiro transplante em 1984 e acaba de ultrapassar a marca de 800 pacientes transplantados. Somente este ano, já foram realizados 18 transplantes.

MÉDICOS LANÇAM LIVRO

O evento também foi marcado pelo pré-lançamento do livro Tratado de Nefrologia, editado pelos médicos Lúcio Requião Moura, Maria Almerinda R. Alves, Daniel Rinaldi dos Santos e Roberto Pecoits Filho, este último chefe do serviço de nefrologia do Hospital Santa Casa de Curitiba.

Dr. Roberto Pecoits falou sobre o processo de edição do livro e doou um exemplar para a biblioteca da Santa Casa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Casa