Setembro é mês do aniversário da Santa Casa de Londrina,  que completou 77 anos. O Hospital, primeira unidade operacional do complexo hospitalar e educacional da ISCAL, abriu as portas para a comunidade em 07 de setembro de 1.944. A ISCAL (Irmandade da Santa Casa de Londrina) foi criada 8 anos antes, justamente para construir e administrar o hospital.

São mais de sete décadas de assistência e educação em saúde para atender uma população de 3,6 milhões de habitantes de Londrina e toda macrorregião. Com o destaque de ser referência em alta complexidade no Paraná para vários serviços médico-hospitalares habilitados pelo Ministério da Saúde.

São praticamente 59 mil atendimentos/ano. Entre eles, 51.400 atendimentos de urgência e emergência e  7.600 internações. Os dados são de 2020 – um ano atípico e com números abaixo do habitual por restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Hoje o hospital disponibiliza 172 leitos (136 de internação e outros 36 de UTI).

Para colocar esta estrutura em funcionamento, a Santa Casa conta com uma equipe de 951 funcionários, corpo clínico com 700 médicos atuantes e 110 residentes médicos e multiprofissionais. A equipe da ISCAL é de 1.500 funcionários, além dos médicos e residentes.

O FAROL – Nos primeiros anos, as ruas no entorno do hospital não eram pavimentadas e por essas terras não havia toda essa facilidade atual de comunicação. O farol que se vê na foto, no alto do telhado, fazia as vezes do telefone. Uma luz era acesa para chamar o médico para a emergência, outra era acesa para alertar a companhia de energia elétrica para não desligar a luz porque mais uma cirurgia estava começando.

Anos mais tarde, por ideia do atual superintendente da ISCAL, Fahd Haddad, o farol inspirou a logomarca do hospital. E segue contando a história para quem chegou depois.

Fonte: Santa Casa de Londrina