O Hospital Santa Casa de Maringá comemora a conquista da certificação Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). A entidade foi avaliada pelo IQG – Instituto Qualisa de Gestão, instituição Acreditadora em Saúde. Com isso, o hospital alcança o selo de excelência, atendendo rigorosos padrões de qualidade. A primeira certificação da Santa Casa, em Nível 1, ocorreu em janeiro de 2015, com renovação em 2017 e 2019. Vale destacar que a Santa Casa de Maringá é considerada um dos maiores hospitais do Paraná, com aproximadamente 1.600 funcionários, além do corpo clínico com aproximadamente 400 profissionais médicos, atendendo 60% pacientes SUS e 40% pacientes particulares e conveniados.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e segurança da assistência. Para ser acreditada, a Instituição precisa cumprir as metas dos padrões de qualidade e segurança, e são avaliadas todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Para conquistar o nível 2 – Acreditação Pleno, o Hospital precisa atingir os padrões de qualidade e segurança e superar os padrões de Nível 1 da ONA de gestão integrada, interação entre processos, comunicação entre as atividades e acompanhamento de resultados por meio dos indicadores e análise para ações com oportunidades de melhorias de forma continuada.

O superintendente da Santa Casa de Maringá, José Pereira, ressalta o caráter especial da conquista. “Durante a pandemia, em meio a tantas adversidades, receber essa Certificação Pleno é uma alegria imensurável”, disse.

A Acreditação Hospitalar tem em seus princípios a proposta eminentemente educativa, voltada para a melhoria contínua. As principais vantagens são a segurança para os pacientes e profissionais, qualidade da assistência e composição de equipes alinhadas ao ideal de melhoria permanente.

“A Santa Casa de Maringá conquistou não só um certificado que demonstra o quanto é comprometida com a segurança e qualidade da assistência de nossos clientes, mas também que é possível superar dificuldades e limitações em tempos tão complicados”, comemora a gerente da qualidade, Alexandra Sobrinho.

Ao comentar a conquista da certificação, o diretor presidente da Santa Casa, irmão Rafael Carregosa, resumiu: “é uma conquista de todos, graças aos comprometimento e esforço de toda equipe”.

A Santa Casa de Maringá foi fundada em 1954 e nos últimos anos se tornou referência em gestão hospitalar no Brasil. O Hospital é administrado pelos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora – congregação católica com sede em Trier na Alemanha, fundada em 1850 pelo Beato Pedro Friedhofen.

Fonte: Santa Casa de Maringá