O Hospital Santa Casa de Maringá realizou o primeiro tratamento de aneurisma cerebral no interior do Paraná com o uso de um Stent Diversor de fluxo utilizado para o tratamento de aneurismas cerebrais em artérias menores e distais. O procedimento inovador, comandado pela equipe de Neurorradiologia Intervencionista do novo Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, foi feito com o dispositivo chamado “Silk Vista Baby”, lançado no Brasil no final de 2020.

A equipe que realizou a intervenção é comandada pelos doutores Guilherme Cabral de Andrade e Alexandre Leszczynski (Neurorradiologia Intervencionista).

“É uma tecnologia moderna disponível na Europa em 2018 que chegou ao Brasil no final de 2020. Isso só é possível pelo investimento feito pela Santa Casa, na aquisição do moderno aparelho de Hemodinâmica, que compreende também o trabalho de especialidade de Neuroradiologia Intervencionista. Em medicina, tecnologia gera tecnologia e avanço”, diz Dr. Guilherme Cabral.

O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Maringá foi inaugurado em 2020 com o moderno aparelho Artis Zee Floor, da Siemens.

Em 2021, a Santa Casa tratou de dois casos com o uso do novo dispositivo. O primeiro foi um paciente do sexo masculino com 50 anos, internado com aneurisma rôto da artéria pericalosa, tratado com a técnica endovascular de embolização e utilização desse novo método, com um resultado perfeito e cura da lesão. O paciente retornou à vida normal.

O segundo caso é de uma paciente do sexo feminino, de 76 anos, também vítima de um aneurisma rôto, do tipo “Blister” de tamanho muito pequeno e de difícil tratamento com técnicas já existentes, localizado na artéria cerebral anterior A1. A paciente recebeu alta hospitalar precoce, com cura da lesão e retorno das atividades cotidianas.

O serviço de Neurorradiologia Intervencionista da Santa Casa foi o primeiro do Paraná a oferecer este tipo de tratamento endovascular com o novo dispositivo “Silk vista Baby” com o CINN (Centro Integrado de Neurologia e Neurocirurgia) e já representa a maior casuística de aneurismas cerebrais pequenos e distais tratados com esse novo método no Brasil.

A equipe da Santa Casa de Maringá apresentou os cases no GSANIT (Grupo Sul Americano de Neurorradiologia Intervencionista) – evento realizado nos dias 23 e 24 de abril de 2021, em Buenos Aires.

Primeiro tratamento de AVC com desobstrução arterial/Trombectomia Mecânica

Também fruto da instalação do novo e moderno serviço de Neurorradiologia Intervencionista da Santa Casa de Maringá, o Hospital tratou, pela primeira vez, um caso de AVC isquêmico, com um trombo intra arterial, em que foi realizado o procedimento endovascular de “trombectomia mecânica com stent retriever”.

Em abril de 2021, a equipe médica atendeu um paciente do sexo masculino, de 54 anos, que acordou com um déficit neurológico motor (hemiplegia direita) e afasia.

Após a avaliação da Neurologia, foi prescrito tratamento com uso de trombolítico (medicação para dissolver o trombo). Não obtendo resultado, a equipe de Neurorradiologia Intervencionista foi acionada e seguiu com o tratamento endovascular para o AVC. Houve recanalização/desobstrução arterial, com recuperação neurológica.

O AVC é a principal causa de incapacidade no Brasil e a segunda causa de morte em um cenário fora da pandemia, por isso a importância do seu diagnóstico precoce, assim como a disponibilidade do seu tratamento em todas as esferas de atendimento.

O resgate mecânico ou desobstrução arterial causada por um coágulo, deve ser diagnosticado o mais rápido possível e nos casos em que não há solução medicamentosa deve ser tratado com a técnica endovascular.

“Isso só é possível em centros maiores, onde exista hospitais de referência com tecnologia de ponta (Hemodinâmica) assim como médicos qualificados na área de Neurorradiologia Intervencionista, e hoje é possível na Santa Casa de Maringá” comemora Dr. Guilherme Cabral.

Fonte: Santa Casa de Maringá