A Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina) presta contas, nesta segunda-feira, 02/07, às 08h30, dos R$ 10 milhões recebidos para pagamento de dívidas com fornecedores. A Iscal é a primeira instituição de saúde no Estado a se beneficiar com a linha de crédito do BNDES Saúde, aberta pela financeira Fomento Paraná, do Governo do Estado.  O crédito é específico para reestruturação do endividamento com fornecedores que compromete todo o atendimento à saúde dos três hospitais da Iscal.

Prestação de contas será no Hospital Santa Casa (rua Espírito Santo, 523)

Com a presença de:

  • assessor de Mercado da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly
  • vice-presidente da FEMIPA (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Paraná), José Pereira – superintendente administrativo da Santa Casa de Maringá. A Femipa é responsável pela iniciativa de se criar linha de crédito para a Saúde no Paraná 

“Esse crédito é fundamental para que pudéssemos reequilibrar as dívidas com fornecedores em geral e continuar o atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde”, afirma Fahd Haddad, superintendente da Iscal. Juntos, os hospitais da Iscal prestam em média 155 mil atendimentos ao ano (dados de 2017). Desses, 78% são destinados a pacientes do SUS. A filantropia, ou seja, atendimento ao SUS, é um dos critérios para obtenção dessa linha de crédito da Fomento Paraná.

“A intermediação deste financiamento para a Iscal é parte de um esforço do governo do Estado para fortalecer a capacidade de atendimento do SUS, melhorando as condições de atendimento da saúde”, afirma o presidente da  Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade.  A linha BNDES Saúde é voltada a instituições beneficentes de assistência social e que atendam a requisitos como atendimento de urgência e emergência ou oferta de leitos obstétricos ou neonatais de risco à Central de Regulação.

Fonte: Assessoria de Comunicação ISCAL