26.11A Santa Casa de Londrina vai receber nesta quinta-feira, dia 27/11, o Selo de Qualidade em Transplantes do Paraná. A entrega será feita pela coordenadora da Central de Transplantes do Paraná, a médica Arlene Terezinha Badoch, às 09h15, no Centro de Eventos do LondriStar. Quem vai receber o selo é o superintendente da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL), Fahd Haddad.

O selo foi instituído este ano pela Secretaria de Saúde do Paraná como um instrumento de monitoramento e avaliação dos hospitais que trabalham com captação e transplante de órgãos. Para ser certificado como um centro transplantador no Paraná, o hospital tem que cumprir uma série de requisitos, como ter todos os protocolos técnicos em funcionamento; ambulatório pré e pós-transplante; e programa de capacitação periódica para as equipes, entre outros.  A partir do selo básico entregue esse ano, os hospitais têm outras metas a cumprir para conquistar, gradualmente, o selo intermediário e o avançado.

A SANTA CASA – Único hospital do interior do Paraná a fazer transplante cardíaco, a Santa Casa de Londrina realizou 51 procedimentos do tipo desde o primeiro em 1994. Antes, desde 1985, o Hospital já realizava transplante renal, somando 340 deste tipo até 2014. Este ano, a Santa Casa realizou 03 transplantes cardíacos e 12 de rim.  Comemorando seus 70 anos, o Hospital lançou em setembro uma campanha de sensibilização pela doação de órgãos que traz dois pacientes transplantados como personagens centrais.

COMPREENDER a MORTE – A entrega do selo será na abertura da 4ª Jornada em Doação de Órgãos e Tecidos que vai reunir profissionais das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) dos hospitais de Londrina e região. Com o tema Compreender a morte para entender a vida, o evento das 08 às 17h30, espera 150 participantes. Antes da entrega do selo à Santa Casa de Londrina, a médica Arlene Badoch vai apresentar o Panorama da doação de órgãos no Paraná. Logo após a entrega do selo, o grupo Vozes do Gueto apresenta um rap sobre doação de órgãos. (programação completa abaixo)

À noite, a médica da Central de Transplantes do Paraná, Luana Alves Tannous, terá uma reunião com médicos da Santa Casa de Londrina. Coordenadora das UTIs do Hospital Cajuru, de Curitiba, e docente de urgência e emergência na PUC-PR, a médica vai falar sobre Avaliação e manutenção do potencial doador de órgãos. O encontro será no auditório do Hospital, às 19h30.

PROGRAMAÇÃO do EVENTO

08h10 – abertura – Ogle Beatriz Bacchi de Souza – coordenadora da COPOTT – Londrina

8h30 – Panorama da doação de órgãos no Paraná, com Arlene Badoch – médica coord. Central de Transplantes do Paraná

09h15 – Entrega do Selo de Qualidade Centro Transplantador à Santa Casa de Londrina, por Arlene Badoch recebido por Fahd Haddad – superintendente da ISCAL

– Apresentação de rap sobre doação de órgãos – grupo musical Vozes do Gueto

9h45 – intervalo

10h15 – Tanatologia – Compreender a morte para entender a vida, com André Ramos Carneiro – enfermeiro do Projeto de captação de órgãos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo

12h30 – almoço

13h30 – Comunicação terapêutica – ferramentas para entrevista familiar, com Sander Gurgel – médico anestesiologista e intensivista, Hospital Santa Rita, de Maringá

14h30 – Organizando uma CIHDOTT – relato de experiência

Evelin Muraguchi – médica coord. CIHDOTT do HU de Londrina

Elizabeth Regina Fróis – enfermeira coord. CIHDOTT do HEL

15h – intervalo

15h30 – mesa redonda – Atuação multiprofissional na entrevista familiar para doação de órgãos

e tecidos para transplantes, com Mateus de Moura – médico do Hosp. da Providência – Apucarana; Júlia Andrea Pupin – assistente social do Hosp. do Coração – Londrina; Aline Fernanda Marcomini – enfermeira do Hosp. João de Freitas – Arapongas; Érica Maria Marciano – psicóloga da Santa Casa de Londrina.

16h45 – Diretrizes da manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos, com Luana Alves Tannous – médica da Central de Transplantes do Paraná e coord. das UTIs do Hosp. Cajuru, de Curitiba.