O mês de outubro foi intenso nos dois centros cirúrgicos da Santa Casa de Curitiba. Com um total de 898 cirurgias, esse foi o mês em que foram realizados mais procedimentos desde que há registros cirúrgicos no hospital, que atende casos de pequena, média e até alta complexidade em 16 especialidades médicas.

As especialidades que mais registraram cirurgias foram cirurgia geral (193), cardiologia (102), oftalmologia (99), cirurgia vascular (76) e cirurgia bariátrica (74), algumas das especialidades nas quais a Santa Casa é referência.

O número foi comemorado por toda a equipe, que vem somando esforços para ampliar os atendimentos do hospital e ofertar mais vagas para quem necessita realizar um procedimento cirúrgico. Segundo o diretor técnico do hospital, Dr. Marco Abdalla, há um trabalho conjunto e planejado para que os serviços cirúrgicos sejam otimizados. “Para que fosse possível aumentar a quantidade de cirurgias tanto do SUS quanto de convênios e particulares, foi necessário um trabalho envolvendo todas as equipes e serviços de apoio, como consultas e exames pré-operatórios. Somente com o alinhamento do processo e o comprometimento de todos é que esse resultado foi possível”, afirma o médico.

E isso é mostrado por meio dos indicadores. Nos últimos anos, o número de cirurgias vem crescendo no hospital. No ano de 2014, por exemplo, a média mensal foi de 455 cirurgias, em 2017 esse número subiu para 639 e agora, em 2018, já está na marca de 744 procedimentos realizados em média mensalmente.

INVESTIMENTOS NA ESTRUTURA FÍSICA

Outro fator que tem contribuído para o aumento do volume de cirurgias é a aquisição de novos aparelhos e equipamentos para revitalização da estrutura física das 10 salas cirúrgicas. Somente no segundo semestre deste ano, foram comprados quatro novos monitores multiparâmetros, dois focos cirúrgicos auxiliares e outros dois aparelhos de aspiração, além da instalação de novos aparelhos de ar-condicionado para controle de temperatura dos ambientes.

“Estamos investindo na revitalização das unidades cirúrgicas para que possamos aumentar a nossa capacidade de atendimento e atender as necessidades e demandas dos nossos pacientes”, completa o diretor técnico.

Fonte: Santa Casa de Curitiba