Uma árvore que dá frutos como saúde, generosidade e esperança é o tema da campanha pela doação de órgãos deste ano dos hospitais da Iscal. A árvore da vida segue de setor em setor nos hospitais ajudando na sensibilização dos profissionais para o tema. A ação começou hoje, 17/09, e segue até o fim do mês.

Profissionais da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante) fazem o apelo para que os profissionais se engajem nessa causa.  O recado é dado em 15 minutos, com uma mini-palestra e um pequeno vídeo.  Ao final, a equipe é convidada a deixar seu nome na árvore da vida, numa simbologia de ajudar a árvore a florescer, através do envolvimento na doação de órgãos.  E como lembrança, cada um ganha sementes de girassol com o slogan: Plante sua Árvore da Vida. Doe Órgãos.

Na fala da enfermeira da CIHDOTT, Élida dos Reis Cardoso, destaca-se a importância da doação – um único doador pode salvar até 9 vidas. “Aquela árvore que está murchinha eu posso ajudar a florescer quando falo sobre a doação com minha família e como profissional quando eu ajudo a esclarecer os pacientes e famílias interessadas no assunto”, argumenta ao falar sobre uma segunda chance para quem está na fila do transplante.

ATUALIZAÇÃO do FLUXO – Os profissionais da Iscal também participam de palestras de atualização do fluxo de trabalho sobre doação e transplante a partir do dia 19/09, com  a participação de médicos e equipe multiprofissional.

MAIS de 30 MIL na FILA  – No Brasil, 32.716 pessoas aguardam por um transplante. No Paraná são 1.204. Os hospitais da Iscal realizam transplante de coração e rim. Na região norte do Paraná a Santa Casa é o único hospital que realiza transplante de coração.