Contando com o apoio de parlamentares estaduais e federais, a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (Fehosc) está buscando soluções junto ao governo do Estado para a situação das entidades. De acordo com o presidente da Fehosc, Hilário Dalmann, a crise econômica está se agravando em Santa Catarina, causando atrasos nos pagamentos dos hospitais.

‘Nossa situação acompanha o restante do país. O Estado estava mantendo os pagamentos em dia, mas, desde janeiro estamos sem receber alguns serviços, como os mutirões de Saúde. Estamos tentando conversar com o secretário de Saúde do Estado, pois a dívida com os hospitais já está em R$ 107 milhões’, afirmou.

A parceria com a bancada federal de Santa Catarina, no entanto, tem trazido bons resultados. Segundo o presidente da Fehosc, os parlamentares estão muito próximos dos hospitais e têm direcionado suas emendas para a Saúde, garantindo um recurso extra.

‘Acreditamos que é importante ter este contato com os parlamentares. E o 27º Congresso da CMB vai proporcionar este envolvimento, mais uma vez, no café da manhã, dando aos hospitais que não podem estar sempre em Brasília, a oportunidade de ter contato com os deputados e senadores. Este é um grande passo que a CMB dá no fortalecimento desse relacionamento e posicionamento político’, alegou Hilário, ressaltando que toda a programação científica atende às demandas do setor. ‘A CMB traz muitas novidades em relação á filantropia e também quanto às questões políticas que impactam os hospitais. Esse é um momento ímpar para todos os participantes’, garantiu.

Fonte: CMB