04.05 2Salvador (BA) recebe, nos dias 23 a 25 de setembro, o 25º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e o XI Congresso Internacional das Misericórdias. Com o tema central “Imagem, Gestão e Sustentabilidade: os elos entre o passado e o futuro das Misericórdias”, os eventos devem destacar a necessidade de trazer inovações na gestão, evidenciando os pontos comuns nos sistemas de saúde brasileiro e português, especialmente.

Realizado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e pela Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), a programação dos eventos se funde na intenção de evidenciar problemas e soluções viáveis para a Saúde dos países participantes. O objetivo é apontar a fragilidade do financiamento das Santas Casas e a necessidade de fortalecer a gestão, apesar do quadro econômico.

Na programação, está prevista a realização de salas temáticas, que vão debater, no dia 23 de setembro, o gerenciamento de crise como a preservação da imagem; a gestão hospitalar; e os pilares da sustentabilidade.

Já no dia 24, os temas que serão discutidos serão a parceria pública, tendo os hospitais sem fins lucrativos como fortalecimento de políticas públicas; o envelhecimento da população e o impacto na assistência; e os desafios do setor saúde na inclusão de pessoas com deficiências. À tarde, os cuidados continuados, modelo de atenção adotado pelas Santas Casas em Portugal e Espanha, será discutido como alternativa para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na sexta-feira, dia 25, a Plenária vai debater os programas de contratualização do Setor Filantrópico, trazendo a visão do Ministério da Saúde brasileiro, a visão de um representante internacional e a visão do prestador de serviços.

Para o presidente da CMB, Edson Rogatti, o evento trará a oportunidade de conhecer experiências internacionais que podem contribuir para o aprimoramento das instituições brasileiras de Saúde. “Para nós, será uma rica oportunidade de trocar experiências, agregarmos conhecimento e desenvolvermos ideias sustentáveis que nos ajudem a continuar oferecendo uma assistência de qualidade à nossa população”.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas, até o dia 14 de setembro de 2015, pelo site www.cmb.org.br/congresso. Após essa data, os participantes poderão se inscrever diretamente na Secretaria do Congresso, no local do evento.