Foi realizada nesta terça-feira (13) a terceira reunião da Comissão Interinstitucional de Recursos Humanos, que envolve as secretarias da Saúde e de Administração e Previdência, o Conselho Estadual de Saúde (segmento usuários) e o SindSaúde, e que tem a função de elaborar proposta de anteprojeto do quadro próprio dos servidores da saúde.

O secretário Michele Caputo Neto falou com os membros da comissão e representantes do SindSaúde e agendou uma reunião com a categoria para a quarta-feira (21). Apesar das reuniões da comissão serem mensais, o SindSaúde aproveita as datas para fazer manifestações em frente à sede da Sesa. “O sindicato confunde a função deste grupo de trabalho e age como se estivéssemos em mesa de negociação, o que inclusive atrapalha o andamento das discussões”, disse a chefe de gabinete da secretaria, Maria Goretti David Lopes, servidora de carreira e membro da comissão de RH.

O grupo analisou mais seis artigos dos 32 propostos no plano encaminhado pelo sindicato da categoria. O coordenador do Grupo Setorial de Recursos Humanos da Sesa, Romildo Sbrissia entregou cópias do caderno de perfis profissiográficos para análise e contribuições do grupo em reuniões futuras. Também foi decidido encaminhar ao setor jurídico da secretaria de Administração pedido de análise sobre a legalidade da transposição do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) para o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPSS).

Ficou agendada para o dia 24 de janeiro de 2012 a quarta reunião da comissão. O prazo definido pela 10ª Conferência Estadual de Saúde para o término dos trabalhos é julho de 2012. A comissão foi formada por determinação da resolução conjunta Sesa/Seap nº 005/2011 que tem a função de estabelecer estudo levando em consideração os benefícios reivindicados pelas diversas categorias da saúde sem, no entanto, prejudicar o atendimento ao cidadão paranaense, além de calcular a necessidade de contratação de novos profissionais para a Sesa.