A Secretaria da Saúde divulgou nesta terça-feira (15), Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, os primeiros dados do Paraná sobre a situação das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (Iras) em 2011. O levantamento completo está disponível no site da secretaria e avalia a realidade de 99 hospitais públicos e privados do Estado com Unidade de Terapia Intensiva.

De acordo com os critérios de análise da Agência Nacional Vigilância Sanitária, em relação às infecções primárias de corrente sanguínea associadas ao procedimento de cateter venoso central, o Paraná apresentou uma taxa menor que a média nacional. Enquanto o Estado registrou uma média de 2,51 infecções para cada 1.000 procedimentos/dia, a taxa nacional foi de 4,2.

Essa taxa é a única que pode ser comparada, visto que a Anvisa não divulga números nacionais referentes a outros tipos de indicadores de infecção. “A metodologia de análise é a mesma preconizada pelo Ministério da Saúde. Ela leva em conta as ocorrências registradas em hospitais que mantém leitos de UTI com ocupação maior ou igual a 50 pacientes/dia, a partir de uma média mensal”, explica o chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana.

O Sistema Online de Notificação de Infecção Hospitalar (Sonih) também analisa outros tipos de indicadores de infecção. As taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica e infecção urinária relacionada à procedimentos de sondagem vesical são notificadas pelos serviços de saúde, o que melhora a qualidade das informações e proporciona um melhor acompanhamento da situação do Estado.

“Esse sistema estava em fase de testes e agora, com a adesão de cerca de 80% dos estabelecimentos de saúde, já aponta indicadores importantes para o desenvolvimento de ações específicas para o controle da infecção hospitalar”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

O Sonih permite a atualização de dados em tempo real e levou o Paraná ao segundo lugar do ranking dos Estados com o maior número de notificações de Iras no Brasil. Ao todo, 429 serviços de saúde do Estado notificaram ao sistema em 2011, o que demonstra o comprometimento dos estabelecimentos no monitoramento das infecções.

Infecções Hospitalares – De acordo com a chefe da divisão de Vigilância Sanitária de Serviços, Ana Maria Manzochi, as infecções hospitalares são consideradas as principais causas de morbidade e de mortalidade nos serviços de saúde. “Além disso, elas contribuem para aumentar o tempo de hospitalização do paciente, elevando o custo do tratamento”.

Outra preocupação é o aparecimento cada vez mais frequente de microorganismos multirresistentes, aqueles que possuem resistência à maioria dos antibióticos. Isso se deve, em grande parte, ao uso indiscriminado de medicações antimicrobianas. “Esses medicamentos devem ser utilizados com muito cuidado, somente a partir de prescrição e orientação médica, pois depois de um certo tempo podem não fazer mais o efeito desejado”, ressaltou técnica do departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Capelo.

CCIH – A Portaria 2616/1998 do Ministério da Saúde obriga a todos os serviços de saúde a constituírem uma Comissão e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) específica para o desenvolvimento de ações de prevenção para evitar casos de Iras. É papel da CCIH estabelecer um programa de controle de infecção hospitalar, visando a proteção tanto do paciente quanto do profissional de saúde.

(Box) Principais formas de prevenção das infecções hospitalares:

– Higienizar as mãos com frequencia

– Utilizar apenas antibióticos receitados pelo médico, seguindo o tempo determinado por ele. Não utilize uma receita antiga. O uso incorreto pode provocar resistência das bactérias

– Não compartilhar alimentos com pessoas internadas

– Ao visitar um paciente no hospital não sente em sua cama

– Observe se antes e após a realização de qualquer procedimento (curativo, aplicação de injetável, etc), o enfermeiro ou médico ou qualquer outro profissional de saúde procedeu a higienização das mãos

– Procure saber se o hospital possui Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Essa comissão tem a atribuição de acompanhar e controlar todas as ações desenvolvidas pelo hospital no controle das infecções

– Observe a higiene do hospital

Acesse o boletim sobre a situação das infecções hospitalares em 2011 no Paraná

Fonte: Sesa