Os secretários da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da Saúde, Michele Caputo Neto, participaram nesta segunda-feira (21) do debate sobre saúde integral das mulheres, realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento faz parte da programação estadual de prevenção do câncer de Mama, que teve início no dia 7 de novembro com palestra sobre o tema e termina no dia 27 com uma caminhada intitulada “Unidos pela Vida: Vista-se de Rosa”. O dia 27 de novembro foi instituído como dia nacional de luta contra o câncer de mama.

Fernanda Richa ressaltou a importância da programação estadual de prevenção do câncer de mama. “Por mais informados que sejamos, sempre há algo mais a saber sobre a prevenção, sobre como cuidar de nós mesmas e das pessoas que amamos”, disse.

A deputada Cida Borghetti agradeceu o apoio do governo do Estado na execução dos eventos programados para o mês de novembro, lembrou da autoria da Lei 12.116 do então deputado Ricardo Barros (que instituiu o dia nacional de luta contra o câncer de mama) e disse que “o Paraná hoje é um estado diferente, um estado mais humano e mais saudável”.

Em sua palestra, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, detalhou as ações do estado na promoção da saúde integral das mulheres, destacando as metas de redução da mortalidade materno-infantil, prevenção e controle do câncer ginecológico e de mama e redução da violência doméstica e familiar. “Estamos instituindo as redes de atenção à saúde no Paraná e uma das redes prioritárias é a materno-infantil, que em 2012 será comandada pelo programa mãe paranaense”, disse Caputo Neto. Segundo ele, o Estado ainda trabalha com índices alarmantes de mortalidade materno-infantil, de câncer ginecológico e de violência doméstica, “mas temos que saber que apesar de serem índices alarmantes, ainda são subnotificados”, revelou.

O médico oncologista Luiz Ayrton Santos Junior, falou sobre “Auto-cuidados da mama nos tempos atuais” e destacou atitudes preventivas e hábitos saudáveis de vida, que, segundo ele, podem fazer toda diferença em ter ou não câncer de mama. “Poderia dizer que o câncer de mama é completamente curável, desde que diagnosticado e tratado precocemente”, afirmou. Ele respondeu a perguntas da platéia e de internautas, que acompanhavam o debate por webconferência transmitida pelo site da secretaria estadual de Educação através da Celepar.

O evento contou com a apresentação de danças com os grupos Back Stage Produções e Danças, Grupo de Dança Soma Três, Ballet de Teatro Guairá e Escola de Danças Edson Carneiro. Também se apresentaram os músicos Maria Madalena e Vicente Henrique Neves, de Maringá, e o grupo “As Vitoriosas” do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social.

Também participaram do encontro o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, a deputada estadual Rose Litro, o prefeito de Mandaguari, Cilênio Pessoa Júnior, a presidente do Conselho da Condição Feminina de Curitiba, Beth Maia e o Grupo de Mulheres da Paz, de Curitiba.

Ao encerrar o evento, a secretária Fernanda Richa convidou a todos para a caminhada “Unidos pela Vida: Vista-se de Rosa”, que está programada para domingo, 27 de novembro, a partir das 9 horas, com concentração no Parque do Japão saindo em direção ao Parque Barigui.