A diretoria da Femipa participou, hoje, de uma reunião com o novo secretário de Estado de Saúde do Paraná, Antonio Carlos Nardi, para alinhar o trabalho com as instituições filantrópicas para 2018. Durante o encontro, o secretário elogiou o trabalho da Femipa, disse que quer manter a relação de parceria com a entidade e garantiu que pretende avançar ainda mais.

“Todos os prestadores de Saúde são absolutamente necessários para termos uma rede assistencial resolutiva. E é este acesso que nós queremos, focando principalmente na consolidação da gestão em Saúde da população paranaense. O que for possível, vamos efetivar integralmente, e ainda temos muito para incrementar. A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) já vinha fazendo um bom trabalho com o então secretário Michele Caputo neto, mantinha uma parceria efetiva com as santas casas e hospitais filantrópicos do Estado e queremos continuar neste caminho, consolidando as políticas, como Hospsus, Rede Mãe Paranaense, entre outros”, afirmou.

O presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, deu as boas vindas ao novo secretário e desejou sucesso no cargo. Ele destacou que as santas casas e hospitais filantrópicos colaboram com o Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliou que a Femipa e as instituições afiliadas vêm se consolidando a cada dia no atendimento hospitalar de modo geral, em especial na alta complexidade. Por isso, Ventorim ressaltou que é importante manter essa relação de parceria. Ele lembrou, ainda, que os filantrópicos têm diversos pleitos, mas, atualmente, a principal demanda é com relação ao Hospsus, programa vital para a manutenção dos hospitais.

“O Hopsus é aplicado em várias atividades dos hospitais, o que fortalece o desempenho e a qualidade da assistência. Ele também foi fundamental para a melhoria de indicadores de Saúde em todo o Estado do Paraná. Por isso, buscamos uma reavaliação”, afirmou.

Sobre o assunto, o secretário garantiu que não há risco de o programa não ter continuidade. Além disso, ele afirmou que a SESA vai trabalhar por melhorias durante o governo. Nardi comentou, ainda, que o problema enfrentado pela Secretaria, hoje, não é financeiro, mas que o órgão tem encontrado dificuldades com o sistema. “Mas quero garantir a vocês que estamos trabalhando para resolver o quanto antes. Estou ciente e estou tomando conta disso”, garantiu

Outros trabalhos

Segundo Nardi, a Secretaria vai trabalhar também a nova deliberação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), uma propositura do então ministro da Saúde, Ricardo Barros. “No Paraná, já tínhamos dado como campo piloto a regionalização setorial sem sobreposição de serviços, com credenciamentos e habilitações exclusivamente dirigidas e pactuadas nas regionais, com ordenamento populacional, na proposta apresentada pelo então ministro e agora executada por nós no Estado”, destacou.

Vale lembrar que antes de assumir a Secretaria de Estado da Saúde, Nardi atuava como secretário executivo do Ministério da Saúde. Na reunião com a diretoria da Femipa, ele também destacou o trabalho de Ricardo Barros à frente da pasta e afirmou que o ministro foi peça fundamental para concretizar alguns incentivos financeiros.

“Durante muito tempo o Estado do Paraná foi injustiçado e desprezado pela União. Mas chegamos lá com um olhar de compromisso. Prova desse trabalho é que o Paraná teve um papel importante na homologação do Pró-Santas casas. Nossa convicção sempre foi a de trabalhar com compromisso e com cumprimento dos compromissos. Queremos que isso se reverta em credibilidade”, reforçou.

Caderno de propostas

O presidente da Femipa aproveitou o encontro para falar sobre o caderno de propostas produzido pela Femipa, que será entregue aos candidatos ao governo do Estado para as eleições de outubro, e comentou que a Federação tem o hábito de convidar todos os candidatos para falar sobre o seu programa para a Saúde.

“Nós entendemos que temos que fazer parte da política do Estado. Precisamos estar juntos no programa de Saúde dos governos. Queremos ser um canal de melhoria institucional. Por isso, deixamos sempre as portas abertas. Queremos participar das discussões. Temos muito a agregar”, completou.

Presença

Participaram da reunião o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Antonio Carlos Nardi; o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde da Sesa, Irvando Carula; o presidente e o vice-presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim e José Pereira, respectivamente; a superintendente da Federação, Rosita Marcia Wilner; além dos membros da diretoria Alvaro Luis Lopes Quintas (Hospital Universitário Cajuru), José Roberto Campaner (Centro de Triagem e Obras Sociais do Vale do Ivaí), Ana Paula Cantelmo Luz (Irmandade da Santa Casa de Londrina), Claudemir Andrighi (Hospital Regional Nossa Senhora Aparecida), Giovanni Augusto Kalempa Panazzolo (Associação Hospitalar Bom Jesus), Conrado Beller Ferri (Rede de Assistência à Saúde Metropolitana), Lilian Rosana Kaiber Buse (Instituto Nacional de Desenvolvimento e Humano) e Marcelo Bittencourt (Santa Casa de Curitiba).

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa