14.02.04 audiencia SesaO presidente da Femipa, Luiz Soares Koury, foi recebido nesta terça-feira (4) pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. A audiência solicitada pela Federação teve o intuito de apresentar uma nova pauta propositiva de ação conjunta com a Secretaria para o ano de 2014. Segundo Koury, a parceria estabelecida com este governo tem gerado bons resultados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde por meio dos hospitais filantrópicos.

Entre os pontos levantados na pauta da reunião estava os repasses em atraso referentes à contratualização e o HOSPSUS. De acordo com o secretário, a Secretaria tem realizado todos os esforços para efetivar os pagamentos da contratualização entre os dias 20 e 30 de cada mês. No caso do HOSPSUS, a orientação de Michele ao superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, que também participou do encontro, é que na próxima semana sejam pagos 50% dos valores em atraso. “Alguns atrasos acontecem por conta da demora do Ministério da Saúde em enviar os recursos, mas a intenção é mantermos o calendário de pagamentos atualizados este ano”, afirmou o secretário.

Outro compromisso assumido por Michele durante a reunião é a inclusão de hospitais filantrópicos com menos de 50 leitos na terceira fase do HOSPSUS. Uma das propostas é unificar o projeto de leito de cuidados continuados integrados. Um projeto piloto deve ser inaugurado ainda este ano no município de Rebouças no hospital Dona Darcy Vargas.

O presidente da Femipa ainda saiu da audiência com a perspectiva de trabalhar outros projetos em comum com a Secretaria em benefício do setor hospitalar filantrópico.

Presença confirmada

O secretário recebeu do presidente da Femipa o convite para o café da manhã da Federação, que será realizado no dia 13 de março, e marca o aniversário da entidade. Michele confirmou presença e disse que espera poder anunciar boas notícias para os hospitais até lá. O local e a programação do evento ainda estão sendo definidos.