Na última terça-feira (15) foi comemorado o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, data que marca o trabalho voltado ao monitoramento e prevenção de doenças relacionadas à infecção hospitalar. Neste dia, foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde os primeiros números de infecção no Paraná em 2011, que representam a realidade de 99 hospitais públicos e privados com Unidade de Terapia Intensiva.

Como forma de análise comparativa, foi utilizado o índice de infecções primárias de corrente sanguínea associadas ao procedimento de cateter venoso central, que no Paraná apresentou uma taxa menor que a média nacional. Enquanto o estado registrou uma média de 2,51 infecções para cada 1.000 procedimentos/dia, a taxa nacional foi de 4,2. Já no HMA, estes dados ficaram abaixo da média estadual e nacional, 1% abaixo do índice estadual na Unidade de Terapia Intensiva Adulto, se comparado à quantidade de pacientes/dia e porte da UTI.

Segundo estudos no Ministério da Saúde, estima-se que atualmente 5% a 15% dos pacientes internados contraem alguma infecção hospitalar no Brasil. No HMA, este índice é de apenas 2,75% ao mês, em média.  Uma infecção hospitalar pode aumentar, em média, de 5 a 10 dias o período de internação, aumentando também os custos hospitalares e diminuindo a oferta de vagas para outros pacientes.

Para a Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital, Ana Ligia Koch, “o trabalho do SCIH é voltado à prevenção das infecções, através de orientações às equipes, monitoramento do perfil epidemiológico da instituição e controle de antimicrobianos”. Com estas práticas, é possível atuar de maneira eficaz, minimizando a probabilidade de ocorrência de uma infecção. Ana Ligia ressalta que a maneira mais eficaz de evitar a infecção hospitalar é a correta higienização das mãos. Desta forma, o controle de infecção não é apenas papel do SCIH, mas sim de todos os colaboradores do hospital.

Higienizar as mãos salva vidas

A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções em serviços de saúde. Para ressaltar a importância desta prática a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemorou no último dia 5 o Dia Mundial de Higienização das Mãos, com o objetivo de despertar a atenção dos profissionais da saúde para este importante tema.

Para comemorar a data e engajar os profissionais do hospital para o controle de infecção hospitalar, foi promovida a I Semana de Higienização das Mãos do Hospital, entre os dias 2 e 5 de maio, organizada pelo SCIH e pelo setor de Comunicação.

Uma das atividades da semana e que mobilizou a equipe foi a fixação de diversos cartazes pelo hospital, com colaboradores mostrando que dão o exemplo e higienizam corretamente suas mãos. Também foram realizados vídeos das equipes lavando as mãos e orientações do SCIH diretamente nos setores. Como a importância da lavagem das mãos deve ser constante, também foram criadas placas de orientação, indicando os 5 momentos em que o profissional deve lavar as mãos.

Todas as ações foram registradas e será produzido um vídeo com este e outros materiais, que será utilizado pelo SCIH nas ações de conscientização.

Fonte: HMA