amamentaçãoA Câmara dos Deputados sedia nesta semana o 1º seminário de parlamentares da América Latina e Caribe para debater a saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil. O evento, promovido pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, será realizado na quarta (4) e na quinta-feira (5).

O deputado João Ananias (PCdoB-CE), presidente da subcomissão especial destinada a tratar do fortalecimento da informação e prestação de contas sobre a saúde das mulheres e das crianças, e a ex-deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que foi relatora do colegiado, pediram a realização do seminário a fim de apressar a execução das ações para que o Brasil consiga reduzir em 75%, até 2015, as mortalidades infantil e materna. Esses são dois dos Objetivos do Milênio, firmados em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o debate, eles buscam ainda a integração com parlamentos de países da América Latina e do Caribe que também enfrentam dificuldades para atingir as metas estabelecidas pela ONU.

Programação
Na abertura do seminário, às 9 horas desta quarta-feira, estão previstas a participação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além do presidente da Comissão de Seguridade Social, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), de João Ananias e de Carmen Zanotto.

Outros convidados para a cerimônia de abertura são:

a representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) Marleen Temmerman;
o vice-ministro de Saúde do Uruguai, Leonel Briozzo;
o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Luiz Galvão;
o presidente do Parlatino, deputado Elias Castillo;
o presidente do Parlasul, deputado Newton Lima (PT-SP); e
o representante da Opas no Brasil, Joaquin Molina.
Em seguida, às 9h30, será proferida a conferência magna, pela diretora regional da Federação Internacional de Planejamento Paternal para o Hemisfério Ocidental (IPPF) e integrante do Grupo Independente de Especialistas (iERG) e da Comissão de Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças, Carmen Barroso.

Fonte: Agência Câmara