Mais de 450 pessoas passaram pelo 10º Seminário Femipa durante os três dias de evento. Além da programação principal, que discutiu “Política e gestão: seus reflexos na saúde”, o encontro também teve o 4º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa e o 3º Fórum de Direito da Saúde da Femipa. Participaram da solenidade de abertura do Seminário Femipa o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto; o deputado federal Luciano Ducci; o deputado estadual Schiavinato; e o vice-presidente da CMB, Mauricio Dias. Também esteve presente no evento a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak.

Depois da palestra magna do juiz federal Sérgio Moro, Irvando Luiz Carula, superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde (SGS) da Sesa, e Luiz Soares Koury, diretor do HOFTALON e ex-presidente da Femipa, falaram sobre “O futuro da contratualização e o relacionamento com os gestores”. Para fechar o primeiro dia de programação principal, o secretário de Estado da Saúde do Paraná e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Michele Caputo Neto, proferiu a palestra “Perspectivas da Saúde para 2018”.

Na sexta-feira, foram três painéis: “Alvarás e licenças – como agilizar os procedimentos e atender à Legislação”, com Paulo Santana, diretor da Vigilância Sanitária do Paraná, e Davi Daniel Salomão, capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná; “Compartilhamento de serviços – a união de esforços para reduzir custos e aprimorar serviços”, com Carlos Magalhães, conselheiro e gestor empresarial da Xcellence & Co, e Antonio Mauricio Ribeiro, representante da Unimed-PR; e a palestra “O que nos aguarda em 2018?”, que ficou por conta de Everton Gomes, economista do Banco Santander e doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Para fechar, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou um balanço das ações do Ministério para os hospitais filantrópicos e santas casas do Brasil e também um panorama geral sobre a pasta.

Acompanhe a próxima edição do jornal Voz Saúde para saber mais detalhes.

Expositores

O 10º Seminário Femipa contou com a participação de 34 empresas: Unimed-PR, que foi correalizadora do evento, ao lado da Femipa; como patrocinadores estiveram Itaipu Binacional, Bionexo, Grupo Sentax, MV e PCI Gases do Brasil; e como copatrocinadores Air Liquide Healthcare; Apoio Cotações; Condor Soluções; Formathos; Isee; Sismatec; e Dinatec. Além dos patrocinadores, o 10º Seminário teve o apoio de Inova Soluções, Niwa Advogados, Solus Soluções Estéreis, Uniprime, Pró Saúde, Santander e Planisa; e o apoio institucional de CRM-PR, FAE Business School, Filantropia, Sindihosfil, ACP, AMP, CCFB, CRA-PR, CMB, FBAH, FEHOSC, FEHOSP, Ipass e Parlons Santé.