O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou, nesta quarta-feira (3) de uma reunião virtual com representantes de hospitais das redes pública e privada e especialistas da área de economia e estatística. O esgotamento dos leitos para assistência à pacientes Covid-19 foi o foco do encontro.

O secretário Beto Preto afirmou que para a atual situação, a união de todos trará um ganho para todos. “Mais uma vez nos reunimos para debater, analisar e avaliar a situação da Covid-19 em nosso estado. Acredito que todos temos dúvidas e gostaríamos de saber mais sobre essa doença, penso que juntos conseguiremos esclarecer um pouco mais o que estamos passando”.

Beto Preto apresentou o questionamento sobre essa alta repentina de casos e óbitos, que tem ocorrida nos últimos dias. “Será que estamos prestando o atendimento correto ou estamos diante de diferentes cepas e variantes, as mais duras e de evolução imprevisível? Essa doença nos coloca diariamente a estudar mais, aprender um pouco mais e manejar um pouco mais, sem descanso seguimos fortes”, comentou o secretário.

Os primeiros casos de Covid-19 foram registrados no Paraná em 12 de março. Durante esse período, foram frequentes as reuniões com representante de diversas áreas, da gestão pública e privada que auxiliaram a balizar as decisões da Sesa e também do Governo do Estado.

De acordo com os profissionais, o Paraná enfrenta o período mais difícil da pandemia. O estado tem mais 1.406 leitos de UTI exclusivos para pacientes Covid-19 e tem se mostrado insuficiente para atender toda a demanda de doentes.

Os médicos que atuam na linha de frente, diretamente com pacientes Covid-19, afirmam que o contexto atual é exaustivo, preocupante e triste. Muitos pacientes estão morrendo, muitos ainda estão por longos períodos internados e sofrendo com a condição da doença.

Os pesquisadores que analisam a evolução da doença também demonstram apreensão sobre os próximos dias. As projeções mostram quadros de mais pessoas precisando de assistência hospitalar, o avanço da doença e do agravamento da doença é acelerado e a rede hospitalar não tem como avançar na mesma proporção.

RESTRIÇÕES – As sugestões e orientações em relação à condução da pandemia foram debatidas e são essenciais para os próximos passos da gestão estadual. As medidas de contenção da transmissão do novo coronavírus, divulgadas na sexta-feira (26) pelo governador Ratinho Junior, foram citadas como fundamentais para que reduzam as infecções na população. Outro aspecto debatido foi a volta às aulas, assim como alternativas para reduzir o período de internação e condições de alta mais rápida com segurança.

Participaram representes da Fiocruz, Instituto de Biologia Molecular do Paraná, de hospitais públicos e privados, de operadora de plano de saúde, da Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde, Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica da UFPR, Sociedade Brasileira de Imunizações.

Fonte: Sesa