R$ 50 milhões devem ser usados para financiar a retomada de cirurgias eletivas no Paraná. O governo estadual anunciou o aporte depois da viagem do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, à Brasília, para pedir apoio financeiro.

A expectativa é que o Ministério da Saúde envie aos estados, pelo menos, outros R$ 170 milhões, que seriam usados, também, para incorporação e manutenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) abertos durante a pandemia. O valor corresponde a 50% do total prometido pela pasta.

O secretário Beto Preto destaca alguns dos procedimentos que tiveram aumento nas filas de espera por causa dos períodos mais graves da Covid-19.

Atualmente, o Paraná não tem um sistema unificado com a soma de pacientes que aguardam por cirurgias no estado. A organização é feita pelos próprios hospitais. Outro ponto discutido na visita do secretário é a política de reabilitação pós-Covid, como o cuidado da saúde mental e estrutura para as equipes da Estratégia da Saúde da Família fazerem o acompanhamento de pacientes após a alta.

Fonte: Ana Flavia Silva - BandNews FM Curitiba