A Secretaria da Saúde do Paraná realizou nesta quinta-feira (07) vídeoconferência com o objetivo de capacitar as equipes técnicas das 22 Regionais de Saúde com instruções sobre o cadastro prévio no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA) e operacionalização do Módulo COVID-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

“A capacitação faz parte das ações que antecedem a vacinação contra a COVID-19; assim que as doses chegarem estaremos com nossas equipes preparadas para todas as etapas do processo junto ao sistema nacional”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Segundo o secretário, “o êxito da campanha de vacinação contra o coronavírus não dependerá apenas das doses e insumos mas, principalmente, do comprometimento de cada profissional envolvido. E, temos certeza que o Paraná vai corresponder às expectativas pois já tem reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido em campanhas anteriores junto ao Programa Nacional de Imunizações”.

Instruções – Para a campanha nacional de vacinação contra a COVID-19, o registro da dose aplicada será nominal/individualizado.

Os registros deverão ser feitos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) em todos os pontos de vacinação.

“O conteúdo repassado nesta capacitação que diz respeito a informações técnicas, principalmente sobre alimentação do sistema de dados durante a campanha de vacinação, serão transmitidas pelos técnicos das regionais de saúde às equipes de todos os municípios, que atuarão nas 1.850 salas de vacinação do Paraná”, destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Para a campanha nacional de vacinação contra a COVID-19, o DATASUS desenvolveu um módulo especial para receber os dados de todos os estados e que contempla informações como: registro de vacinados, público alvo, origem e lote de vacinas, entre outros.

PNI – A diretora da Sesa reforçou a informação de que o Paraná seguirá todos os processos e procedimentos adotados pelo PNI na campanha de vacinação contra a COVID-19.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 18 de setembro de 1973, é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a morbimortalidade por doenças imunopreveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira.

“É um dos maiores programas de vacinação do mundo com 47 anos de expertise na área”, disse Maria Goretti David Lopes.

Fonte: Sesa