O Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde aprovou uma série de orientações para condutas durante o período de campanha eleitoral e para a data das eleições. Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tenha publicado documento semelhante, o COE estipula condutas específicas e regionalizadas para o território paranaense. Todas as condutas estão na Nota Orientativa Nº 51 (MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19 A SEREM APLICADAS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020 NO ESTADO DO PARANÁ).

“Nunca é demais rever as normas e pedir que as pessoas sigam as regras e o período eleitoral tem potencial para transmissão. Pedimos para candidatos e toda a população que mantenha o distanciamento físico, que use sempre as máscaras e que higiene muito as mãos”, comentou o secretário da Saúde, Beto Preto.

CAMPANHA – No período de campanha eleitoral é comum ocorrerem manifestações, reuniões, carreatas e encontros de eleitores ou simpatizantes. Para esse tipo de situação a Sesa recomenda evitar encontros presenciais, para que as aglomerações não aconteçam.

No que se refere ao contato direto dos candidatos e seus apoiadores, sugere-se que:

“As visitas domiciliares devem ser evitadas, caso ocorram devem garantir o afastamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e, tanto candidato quanto eleitor, devem estar fazendo uso de máscara facial. Considerando o deslocamento realizado pelos candidatos em diferentes locais, é indicado que os mesmos não adentrem nas residências.”

“Os abraços e apertos de mãos, tão comuns nesta época, devem ser evitados. Os gestos de carinho e cumprimento devem ser a distância.”

MEDIDAS – Pessoas dos grupos de risco não devem ser indicadas como fiscais. No dia das eleições, deve-se evitar a permanência de fiscais dentro das salas, os quais devem permanecer nos ambientes externos dos locais de votação a uma distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas.

CUIDADOS – Os cuidados pessoais para evitar a infecção pelo Sars-CoV-2 devem ser mantidos e reforçados durante o período eleitoral. A higienização das mãos e o uso de máscaras são essenciais. Além das recomendações elencadas, a Sesa sugere que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, evitando assim o contato com o objeto que será de uso coletivo.

Fonte: Sesa