O Setembro Dourado é um mês destinado para conscientizar sobre o câncer infantojuvenil, alertando pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas. Muitas vezes são inespecíficos, como mal-estar generalizado, anemia, dor de cabeça, vômitos, dor nas juntas ou nos ossos, febre e aumento de ínguas. Os três tipos de câncer mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e os linfomas.

O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel registrou 45 novos casos de câncer infantojuvenil desde início do ano até o mês passado. Com a pandemia, houve um aumento de crianças chegando com o diagnóstico tardio da doença, se comparada com os anos anteriores. “Infelizmente, essa demora na suspeita da doença e encaminhamento ao centro de referência traz aspectos negativos em relação ao prognóstico desses pacientes, reduzindo a possibilidade de cura”, esclarece a oncologista pediátrica Carmem Maria Costa Mendonça Fiori.

A médica orienta que os pais devem ficar atentos e, em qualquer anormalidade, levar seus filhos ao pediatra para avaliação. Na maioria das vezes, os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos relacionados a doenças comuns na infância, mas isso não deve ser motivo para descartar a visita ao médico.  “A criança deve ser levada ao pediatra para que seja feita uma avaliação clínica mais detalhada e exames para esclarecimento do diagnóstico. Caso haja suspeita de câncer, é necessário solicitar uma avaliação especializada com hematologista e/ou oncologista pediátrica”, afirma.

Mesmo diante de pandemias, a Uopeccan lembra que o câncer infantojuvenil continua existindo. Não há como prevenir, mas o que pode ser feito é estar sempre alerta, pois o diagnóstico precoce aumentará a chance de cura desses pacientes.

Fonte: Uopeccan