O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Edson Rogatti, participou, ontem (15), em Brasília, de reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro, promovida pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF). O encontro ocorreu no Palácio do Planalto com a presença de representantes de instituições filantrópicas das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Durante a reunião, o presidente da FONIF, Custódio Pereira, apresentou ao novo presidente a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil – 2018”, realizada pela consultoria DOM Strategy Partners, segundo a metodologia Intangible Assets Management (IAM) para gestão sistêmica de ativos intangíveis. A IAM é aplicada em 54 das 100 maiores empresas brasileiras e principais organizações do Terceiro Setor.

Segundo a pesquisa, o setor filantrópico brasileiro representa: 59% de todas as internações de alta complexidade no SUS; 15% de todos os alunos do país matriculados na educação superior; e 47% das vagas oferecidas pela rede socioassistencial privada. Ainda, de acordo com a pesquisa as instituições filantrópicas retornam ao país 7,39 vezes mais do que recebem de imunidade.

Na ocasião, Bolsonaro declarou mais uma vez estar comprometido em atender as necessidades das instituições filantrópicas brasileiras em seu governo.

Sobre o FONIF

Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas é uma associação sem fins lucrativos com o propósito de atuar em defesa da plena garantia dos direitos constitucionais, promovendo sinergia e fortalecimento do setor filantrópico, com o principal objetivo de melhor atender aos que mais necessitam. Atualmente representa mais de 11 mil instituições das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.

Veja fotos do encontro no site da CMB.

Fonte: CMB