A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma nota de esclarecimento após o Ministério da Saúde publicar um protocolo orientando o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19, a infecção causada pelo coronavírus. A recomendação atinge mesmo os pacientes com sintomas leves da doença.

A SBC informa que não “recomenda o uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina associada, ou não, a Azitromicina, enquanto não houver evidências científicas definitivas acerca do seu emprego”.

Alguns estudos já publicados também identificaram riscos de consequências cardíacas para os pacientes que são submetidos ao tratamento com esses dois medicamentos.

Confira a nota na íntegra:

O Ministério da Saúde, no âmbito de suas atribuições, publicou novas orientações pa ra tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico de COVID-19, infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) não recomenda o uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina associada, ou não, a Azitromicina, enquanto não houver evidências científicas definitivas acerca do seu emprego.

No entanto, para os pacientes que optarem pela realização do tratamento, orienta que, desde que resguardada as condições sanitárias necessárias para minimizar o risco de contágio de profissionais de saúde e outros pacientes, que sejam realizados eletrocardiogramas a fim de avaliar a evolução do intervalo QT, de forma a subsidiar o médico quanto a pertinência de se persistir no tratamento. Para tanto, a Telemedicina pode ser uma alternativa

viável para suportar essa iniciativa.

Por fim, a SBC, com base em seus propósitos sociais estará sempre a disposição para contribuir com as autoridades sanitárias do país na adoção de políticas públicas de interesse da sociedade brasileira.

Fonte: Saúde Debate