No mês de outubro, a SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina promove o III Congresso Brasileiro de Médicos Hospitalistas e II Encontro Quality & Safety SPDM, em parceria com a Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH). O evento, direcionado para profissionais da área da saúde, tem por objetivo discutir como desenhar um novo modelo para melhoria dos serviços de saúde, além de difundir o conceito da “medicina hospitalar” no Brasil.

Durante o congresso, que contará com a presença de diversos palestrantes de renome nacional e internacional, serão discutidos temas como Hight Value Care, Redefinição de Qualidade, Bournout Médico, Choosing Wisely, Boas Práticas nos Cuidados Pré-operatórios, Cuidados Paliativos, Cuidado Centrado no Paciente e Ciência da Melhoria, entre outros.

Medicina Hospitalar – Fatores como o envelhecimento da população e as constantes inovações tecnológicas, com custos cada vez maiores, aliados à maior cobrança social por eficiência, têm exigido a reestruturação do atendimento, inclusive nos hospitais. Se antes o paciente era acompanhado durante uma internação pelo mesmo médico que o atendia no ambulatório, por exemplo, hoje é assistido por médicos generalistas, que atuam em parceria com especialistas, liderando a equipe assistencial multiprofissional.

O modelo, aplicado há mais de duas décadas nos EUA com grande eficiência, vem evoluindo paulatinamente no Brasil, mesmo com todos os desafios relativos à quebra de antigos paradigmas. “Trata-se de um novo modelo, que garante ambiente mais qualificado e seguro para os pacientes, além de promover sensível economia de recursos, atualmente tão escassos, principalmente no sistema público de saúde”, explica Maria Dolabela Magalhães, diretora de Qualidade da Rede Afiliada SPDM.

O número de vagas é limitado.

Para mais informações e inscrição, acesse http://hospitalistas.med.br

Fonte: SPDM