Já é possível identificar o risco de desenvolver câncer respondendo a um questionário no computador e, assim, atuar preventivamente no combate à doença. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa paranaense PreviNEO. O programa foi criado por dois médicos curitibanos e utiliza algoritmos durante o preenchimento do questionário para calcular o risco de desenvolver cinco principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil: cólon, mama, próstata, pulmão e útero. Com estes dados, é possível atuar na prevenção.

Com quatro anos de atuação, a empresa – que venceu o Desafio Roche no ano passado, superando mais de 100 startups concorrentes – já atendeu mais de 80 mil pessoas e espera, até o final de 2020, ampliar esse número para 1 milhão de pacientes atendidos. 

“Nossas principais missões são reduzir a mortalidade por câncer no Brasil e, também, reduzir os custos por meio da conscientização, rastreamento e medicina de precisão”, diz Rodrigo Camargo, médico com larga experiência em medicina corporativa que fundou a PreviNEO conjuntamente com Hélio Rubens de Oliveira Filho, mastologista e Mestre pela USP. 

A PreviNEO utiliza algoritmos na anamnese – nome técnico do questionário aplicado pelos médicos para diagnóstico do quadro clínico do paciente – para mapear o risco de câncer da pessoa avaliada. O trabalho é desenvolvido em três etapas principais: análise de dados, cálculo de risco e orientações. Com isso, as empresas têm acesso a um relatório que apresenta um diagnóstico completo e personalizado de todo o quadro de funcionários, facilitando assim a ação preventiva em colaboradores com alto risco de apresentar um dos cinco tipos de câncer. 

Criada em 2015, a PreviNEO atendeu cerca de 85 mil vidas em mais de 20 empresas espalhadas pelo Brasil. Destes, pelo menos 11 mil pacientes apresentaram risco médio ou alto de contrair câncer ao longo da vida. O câncer de cólon/intestino foi o que apresentou a maior taxa de risco, com pelo menos 1.500 pessoas com alto risco de desenvolver a doença. A interface comum da PreviNEO dentro das empresas costuma ser o setor de Recursos Humanos, que consegue agir diretamente com os funcionários a partir dos dados coletados e apresentados pela startup.

 Atualmente, a equipe é constituída por Hélio Rubens de Oliveira, Médico Mastologista e Mestre pela USP, professor da UFPR e PUCPR, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional PR e Active Member of the American Society of Breast Surgeons e Fellow of the American College of Surgeons; Rodrigo Camargo, Médico formado pela UFPR e especialista em medicina corporativa e programas de prevenção, que recentemente participou do curso de Aceleramento da Inovação na Medicina de Precisão, na Universidade de Harvard; e Sidnei Marcos Pechibilski, administrador de Empresas pela FAE, com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e Harvard Business School.

Reconhecimento no Desafio Roche 

O concurso realizado em 2019 reuniu startups de todo Brasil para buscar soluções inovadoras para a medicina de prevenção. Das 116 healthtechs inscritas, a PreviNEO foi a grande vencedora, pelo projeto de monitoramento, identificação e diagnóstico precoce de diferentes tipos de tumores. A healthtech participará agora de um programa de aceleração na sede da empresa, na Alemanha. 

“Dr. Hélio desenvolveu o programa a partir de evidências científicas robustas para avaliação de risco e protocolos validados das sociedades médicas de especialidades envolvidas em cada um dos cinco tipos de câncer, baseado em diretrizes internacionais e nacionais”, diz Camargo. “Portanto, é um diagnóstico 100% confiável e a nossa vitória no Desafio Roche é algo que demonstra a credibilidade do nosso trabalho”. 

Além disso, a startup foi selecionada para participar da última fase eliminatória do Nestlé Beyond Food, programa de aceleração da empresa, cujo prêmio final é uma aceleração realizada pela companhia suíça. Ao todo, 136 startups se inscreveram para o concurso e apenas cinco, incluindo a PreviNEO, avançaram para o Pitch Day, data derradeira em que serão definidas as três empresas vencedoras.

Fonte: Assessoria de Imprensa