Um levantamento do Imperial College de Londres, na Inglaterra, apontou que a taxa média de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil é a mais baixa desde abril. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (14 de setembro). Os dados são referentes à semana passada e apontam na taxa média de 0,90. Isto significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem pata outras 90. Estas, por sua vez, passam a doença para outras 88 pessoas, indicando desaceleração. No início da pandemia, o Rt no Brasil era de 2,5.

Conforme o levantamento, os números no país reforçam a tendência de estabilização da pandemia, o que já havia sido apontado em outro levantamento da instituição. Apesar da estabilização, poderiam ocorrer leves oscilações para cima ou para baixo.

A taxa de transmissão é uma das formas de acompanhar a evolução da pandemia. Especialistas lembram que é preciso acompanhar o Rt por um período prolongado para verificar a estabilidade de uma situação como a pandemia de Covid-19.

Segundo o Imperial College, o Rt brasileiro pode variar entre 0,8 e 1,21, dentro desta margem de oscilação. A Rt de 0,90, verificada na semana passada, é uma média nacional e pode haver variações em diferentes locais. Não significa que haja estabilização em todas as regiões do país.

* Com informações do jornal O Globo

Fonte: Saúde Debate