A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil voltou a ficar acima de 1, segundo dados divulgados nesta terça-feira (17 de novembro) pela universidade britânica Imperial College, que está acompanhando números da pandemia. A taxa de transmissão subiu para 1,10, ou seja, cada grupo de 100 pessoas contaminadas com o coronavírus transmite o vírus para outras 110 pessoas. Isso representa que um infectado pode transmitir o vírus para mais de uma pessoa, aumentando as chances de contaminação.

Em 10 de novembro, a taxa de transmissão no país estava em 0,68.

O número de casos vem aumentando em várias regiões do país. A média móvel de novos casos no Brasil subiu 59% em relação a duas semanas atrás.

Em São Paulo, a taxa de transmissão está atualmente em 1,05 e deve chegar a 1,11 na próxima semana, de acordo com projeções de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). No estado, a curva de contágio voltou a subir e é ainda mais preocupante na capital paulista, onde a taxa hoje é de 1,36 e pode chegar a 1,41 nos próximos dias.

Em Curitiba, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de transmissão subiu para 1,2. Ficou por cerca de um mês abaixo de 1. Por isso, a secretaria informou que está tomando medidas para atender o aumento na demanda, como a suspensão das cirurgias eletivas em hospitais que atendem SUS.

Nesta terça-feira, na capital paranaense, eram 7.449 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

*Com informações do portal UOL e CBN Curitiba

Fonte: Saúde Debate