O segundo painel do 28º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos tratou da aplicação da tecnologia na gestão hospitalar. De acordo com os palestrantes, mudanças simples no monitoramento e organização de processos podem trazer resultados positivos para a sustentabilidade da instituição.

O coordenador de Planejamento e Gestão do Hospital das Clínicas de São Paulo, Eduardo Santocchi, apresentou os dados da instituição, ressaltando como a sistematização dos dados permitiram ao hospital verificar gargalos e otimizar a estrutura. “A tecnologia tem um papel importante na sustentabilidade do hospital. A partir da informatização, otimizamos os recursos físicos e humanos, com aumento da interação dos processos”, afirmou.

Já o gerenciamento eficiente de leitos foi destacado pelo diretor da MR Consultoria, Rogério Medeiros. Ele mostrou que, por meio da análise de dados comparativos, é possível verificar os principais problemas em relação ao giro de leitos, resolvendo essas questões por meio de ferramentas simples de comunicação. “É preciso usar a tecnologia em benefício da gestão, melhorando e agilizando processos”, ressaltou.

Medeiros apontou que é preciso utilizar a tecnologia com base em planejamento, mostrando cases e formas de melhorar o gerenciamento de leitos e monitoramento. “Temos que olhar ferramentas focadas em gestão de leitos, sem brigar com a tabela do SUS. A gestão de leitos permite a melhoria no giro, a diminuição do tempo de internação e do tempo para novas internações”, disse.

O moderador do painel, o presidente da Federação do Paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, ressaltou que é preciso enfrentar mudanças e os que não querem mudar. “Temos que agir com inteligência e planejamento, recorrendo à tecnologia disponível”, concluiu.

Fonte: CMB