O jornal Valor Econômico destaca que, em apenas 40 dias, três grandes empresas de saúde fecharam importantes transações em Curitiba. A NotreDame Intermédica levou a Clinipam; a Rede D’Or adquiriu o Hospital Santa Cruz e a operadora Paraná Clínicas; e agora a Hospital Care informou a aquisição do controle do Hospital Pilar.

Todos os hospitais e operadoras adquiridos estão localizados na capital do Paraná e marcaram a entrada das companhias em Curitiba, cidade com 1,9 milhão habitantes, sendo que aproximadamente 50% possuem plano de saúde. As três organizações, juntas, reúnem centenas de médicos em seu corpo clínico.

“O movimento de consolidação vem acontecendo no país e já esperava que aconteceria em Curitiba. Por isso, decidimos vender, fazer parte de um grande grupo como a Hospital Care”, disse Luis Rodrigo Milano, presidente e filho do fundador do Hospital Pilar, inaugurado há 55 anos.

A Hospital Care — holding do fundo Crescera (ex-Bozano) e dos empresários Elie Horn e Julio Bozano — pretende continuar fazendo aquisições na região. “Vamos fazer outros movimentos inorgânicos em Curitiba. Queremos ser referência num segmento intermediário alto”, disse Rogério Melzi, presidente da Hospital Care.

A estratégia de Melzi é atender o público que não possui plano de saúde verticalizado. Cerca de metade dos usuários de convênio médico em Curitiba é cliente da Unimed, que, por sua vez, não conta com uma rede própria de hospitais e clínicas.

Como no interior de São Paulo e em Florianópolis, cidades onde já têm presença, a Hospital Care também pretende montar em Curitiba uma estrutura completa de saúde com hospitais de alta e baixa complexidades, centros médicos e laboratórios. O objetivo é que o Pilar seja o hospital de alta complexidade. Para isso, a holding pretende fazer um investimento inicial de R$ 40 milhões em modernização. O número de leitos vai aumentar dos atuais 110 para 150 unidades de internação.

De acordo com Milano, ao fazer parte de um grupo maior, o hospital conseguirá acelerar a adoção de novos modelos de remuneração com planos de saúde — projeto que estava paralisado, mas que faz parte da estratégia da Hospital Care.

Fundada há apenas dois anos, a Hospital Care tem receita ao redor de R$ 1 bilhão e cerca de 700 leitos. O grupo é dono dos hospitais Vera Cruz, em Campinas, São Lucas e Herp, em Ribeirão Preto, (ambos no interior de São Paulo) e Baia Sul, em Florianópolis. Também tem um contrato de 30 anos para gerenciar o hospital Casa de Saude, em Campinas. A holding conta ainda com centros médicos e laboratórios de medicina diagnóstica nessas cidades.

Além de Curitiba, outras regiões do Paraná também estão no radar dos investidores e grupos consolidadores. A Athena, empresa de saúde criada pela gestora de fundos de private equity Pátria, comprou em setembro o grupo Santa Rita, dono de hospital e operadora de Maringá, no norte do Paraná.

Rede D’Or compra o Santa Cruz e a Paraná Clínicas e anuncia a expansão do hospital

A Rede D’Or São Luiz anunciou esta semana a compra do Hospital Santa Cruz e da Paraná Clínicas, empresas de propriedade da família de Hamilton Calderari Leal (1923-2012). A compra desses dois importantes ativos de saúde no Paraná, marca a entrada da maior rede de hospitais privados do país na região Sul.

“Temos muita satisfação em anunciar essas aquisições, na medida em que são instituições de referência com grande tradição”, afirma Paulo Moll, vice-presidente do grupo Rede D’Or São Luiz. “Vamos entrar já anunciando a construção da segunda torre do Hospital Santa Cruz, o que permitirá aumentar significativamente o atual número de 220 leitos, e também colocaremos a infraestrutura necessária para a realização de cirurgias robóticas”, destaca Moll.

Com 47 hospitais próprios, um hospital administrado (sob gestão), 7,3 mil leitos, dezenas de clínicas de especialidades e instituto de pesquisa e ensino, a Rede D’Or avança em seus planos de expansão em todo o país. Já está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Maranhão e no Distrito Federal e conta hoje com 46 mil colaboradores e 80 mil médicos.

“Nosso objetivo é ser uma rede nacional para oferecer o que há de melhor na medicina internacional, em parceria com mais de 70 operadoras de saúde. Com a aquisição do Hospital Santa Cruz, teremos oportunidade de ampliar essas parcerias também para operadoras que atuam na região”, ressalta Moll.

Para Hamilton Leal Junior, presidente das duas instituições, a escolha da Rede D’Or se deu “por se tratar de uma empresa que compartilha dos mesmos valores e que, com certeza, conseguirá perpetuar o legado da família construído ao longo de 55 anos de trabalho. A venda para um grupo do porte da Rede D’Or, que tem compromisso de longo prazo onde atua, permitirá ampliar o que já foi conquistado. Com isso, vamos ganhar mais solidez e, principalmente, maior volume de recursos para a expansão de nossos serviços, trazendo ainda mais tecnologia, inovação e estrutura necessárias para o crescimento de nossas equipes”.

A Rede D’Or informa ainda que essa aquisição está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores. Tão logo haja essa aprovação, a Rede D’Or informará o cronograma de investimentos para a expansão do Hospital Santa Cruz.

Fonte: Valor Econômico, Hospital Santa Cruz e Hospital Pilar