A alegria e a vontade de viver estão afloradas no rosto e no sorriso de Carla Nazari, de 45 anos. A agente penitenciária está em tratamento no Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) há dois anos, mas foi há cerca de um mês que ela recebeu um grandioso gesto de amor e carinho: os 27 colegas de trabalho e a filha Letícia rasparam a cabeça quando souberam que ela ficaria careca em função da quimioterapia. Uma demonstração de apoio que fortaleceu Carla para enfrentar o câncer de mama.

Tudo foi gravado e foi assim que a história emocionante chegou no HMCC. “Eles gravaram e fizeram essa surpresa durante uma palestra que eu falaria sobre o câncer de mama no auditório da Delegacia da Polícia Federal”, contou Nazari emocionada. “Fiquei sem palavras, além da parceria de farda, somos uma família. Não é a primeira dificuldade que passo e que eles ficam do meu lado. É muito mais leve quando a gente tem ajuda”, frisou a agente que continuou: “Acredito que quem recebe apoio familiar tem mais segurança, confiança e tolerância ao tratamento. Quem ganha provas de amizade se torna ainda mais otimista”.

“Guerreira, estamos aqui para falar o quão especial você é, e para te ajudar em mais esta missão, que como as muitas outras que você já cumpriu, você vencerá com êxito. A sua luta é nossa luta. Força e honra”, falou o comando do grupamento, Eriksson Murilo Mendes.

Sonho de uma farda

Trabalhar como agente penitenciária aconteceu por acaso na vida de Carla. Ela passou no concurso em 2013. Durante o dia a dia de trabalho, um grande sonho se acendeu em seu coração, ser um agente tático — aquele que atua estrategicamente e que participa de operações especiais —, e quando abriu vaga em 2018, ela não pensou duas vezes, se inscreveu, fez o teste de aptidão física e participou dos 17 dias de treinamentos. Após finalizar este período, dezembro do mesmo ano, perdeu seis quilos, e quando chegou em casa, num banho descobriu um nódulo na mama direita.

“Lembro de ter chorado apenas duas vezes durante o tratamento, e quando recebi o diagnóstico oficialmente, em fevereiro de 2019, foi um desses momentos, pois além de descobrir a doença, não pude ir pra missão no Pará”, lembrou a paciente. Carla já vem de uma família com histórico da doença, o pai e a irmã já passaram pelo mesmo problema. “Tenho carcinoma grau IV, com metástase nos ossos e no fígado, mas não fico pensando na doença. Ela não é o que sou, apenas estou passando por isso”, pontuou cheia de força.

Ela conta que nunca se abateu e enfrenta a doença de cabeça erguida. “Tenho dois filhos, a Letícia de 18, que me motiva e vai a academia comigo, e o Renzo de 21. Eles são as razões da minha vida. Estou ativa no trabalho e conto com pessoas que estão comigo diariamente, como meus colegas da penitenciária e minha amiga de 20 anos, Jimena”, disse.

O cabelo

Para quem está se perguntando sobre a queda do cabelo, essa guerreira é corajosa, raspou o próprio cabelo em casa, com a presença da filha e da amiga Jimena. Para quem quiser ver o vídeo acompanhe no Facebook @hospitalcostacavalcanti.

Sempre muito vaidosa, ela vem semanalmente ao hospital fazer a quimioterapia, maquiada, cheia de bijuterias e com a careca a mostra. “Optei por assumir minha careca, sou linda assim, mesmo sem cabelo”, contou ela aos risos.

E ela continua: “Não tem como ficar triste, os funcionários estão sempre felizes e de alto-astral, isso é contagiante. Agradeço muito a eles, porque fazem a diferença no meu tratamento. Agradeço também, porque ao longo desses meses, conheci pessoas fortes e admiráveis enfrentando a mesma doença que eu”.

Carla tem sido uma guerreira, mesmo com os efeitos colaterais da quimioterapia, ela tem vivido sua vida, viajado, saído se divertir, e essa prova de amizade dos colegas de trabalho, dos filhos, familiares e amigos vem para dar mais ânimo à sua luta e seus dias.

Fotos e vídeos: Assessoria HMCC e arquivos pessoais

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti