O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel é referência em tratamento oncológico em em crianças e adolescentes e por isso 2017 foi selecionado pelo MS (Ministério da Saúde), para participar da Aliança Global St. Jude Brasil, promovida pelo St. Jude Children’s Research Hospital, em conjunto com outras instituições brasileiras que atuam no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil.

Em 2019, o hospital norte-americano promoveu um encontro presencial em Recife, onde as instituições trocaram conhecimentos, dificuldades e levantaram as prioridades da assistência, tais como atender e medicar crianças que chegam ao hospital com febre igual ou superior a 37.8ºC, dando origem ao Hora Dourada, projeto que é uma iniciativa do St. Jude com os hospitais parceiros.

Após dois anos de pandemia e sem reuniões presenciais, em setembro deste ano, ocorreu o II Encontro Aliança AMARTE, tendo como anfitrião o Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos – Hospital de Amor, em São Paulo, com a participação de 25 centros, onde houve troca de conhecimentos e atividades com mais de 180 profissionais das equipes multiprofissionais. Entre as atividades, a equipe da Uopeccan teve a oportunidade de conhecer as atividades dos setores de Captação de Recursos do St. Jude (Alsac), do Hospital de Barretos e outros centros.

“A Uopeccan, como a única instituição do Oeste do Paraná, devidamente habilitada para o atendimento de crianças e adolescentes com câncer, foi de grande importância o evento para que juntos às diversas regiões do Brasil, possamos melhorar e aumentar as chances de cura em nosso país”, afirma a oncologista Carmem Fiori.

A equipe que representou o hospital foi composta por 5 pessoas, sendo a Gerente de Serviços de Saúde de Cascavel, Gladys Rodrigues, pela oncologista pediátrica Carmem Fiori, pelo cirurgião oncológico Gabriel da Rocha Bonatto, pela patologista APC Carolina Esteves de Morais e pela enfermeira oncológica Rubiane Beal.

“Conhecer as instalações do HA, quando este comemora seus 60 anos e compartilha conosco sua expertise em tratamento do Câncer Infantojuvenil e na captação de Recursos, foi extremamente valioso para nós da Uopeccan e ou outros 24 centros que lá estiveram”, finaliza a Gerente de Serviços de Saúde, Gladys Rodrigues.

Fonte: UOPECCAN