A Secretaria de Estado da Saúde promove na próxima segunda-feira (13) o I Simpósio Estadual de Resistência Antimicrobiana: desafios e perspectivas. O evento acontece a partir das 13h30 no auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná, em Curitiba. O objetivo é reunir profissionais de saúde, instituições de ensino e população em geral para dialogar sobre o uso racional de medicamentos antibióticos.

A programação tem como base os alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a escassez de antibióticos eficazes para o tratamento de infecções. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar é necessário realizar a inscrição prévia pelo link: goo.gl/wHHb4K.

O médico do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR), Marcelo Pilonetto, vai falar sobre evidências históricas, microbiológicas e epidemiológicas para o uso racional de antimicrobianos. A segunda palestra é sobre o uso racional de antimicrobianos nos serviços de saúde com o médico do Departamento de Infectologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Felipe Francisco Bondan Tuon.

CAMPANHA – Na ocasião, também serão distribuídos materiais da campanha ‘Não abuse: antibióticos a mais, saúde a menos!’. O informativo orienta sobre o uso dos antibióticos com dicas de como utilizar somente medicamentos prescritos pelo médico ou dentista; realizar o tratamento até o final; usar apenas a dosagem prescrita; entre outros.

Além disso, o material também fala sobre o descarte adequado dos medicamentos. “Os antibióticos contêm substâncias que podem contaminar o solo e água, portanto, além da abordagem sobre o uso racional desse tipo de medicamento, também lembramos sobre a importância de não jogá-lo em lixo comum ou vaso sanitário”, enfatiza o coordenador da Vigilância Sanitária estadual, Paulo Santana.

SERVIÇO:
I Simpósio Estadual de Resistência Antimicrobiana: desafios e perspectivas

Data: segunda-feira (13 de novembro)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná
Endereço: Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre. Curitiba/PR.

Fonte: Sesa