10.09Em uma tentativa de amenizar os problemas de qualidade no sistema público e privado da saúde brasileira e seguindo a tendência da educação online que segue em constante crescimento no Brasil, a EERP – Faculdade de Enfermagem da USP Ribeirão Preto lançou o MBA Online de Gestão em Saúde.

O curso é oferecido em parceria com a FEARP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e é o primeiro online da área da saúde oferecido pela Universidade, ranqueada como a melhor do Brasil pelo QS World University Rankings 2013/2014.

Segundo a coordenadora do curso, professora Carmen Sílvia Gabriel, é necessário que os profissionais que irão assumir cargos de liderança na área preparem-se especificamente para gerir, inovar e liderar processos específicos, sem perder a humanização dos processos. “Por conta das pressões da sociedade e os altos custos da assistência à saúde, estamos direcionando os esforços para buscar melhorias na área, e isso só se dá partir da capacitação de gestores para que consigam adotar estratégias para a melhoria do desempenho das instituições de saúde no cenário que temos hoje”.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 5 de outubro, sendo que as aulas terão início no fim de outubro e serão realizadas às quintas-feiras, das 20h às 22h. Todas as aulas são ao vivo e o aluno poderá assisti-las de qualquer lugar do mundo, desde que possa realizar as provas presenciais. O curso terá um total de 18 meses, com quatro encontros presenciais.

No curso, serão abordadas disciplinas não somente ligadas à área da saúde, mas também a gerenciamento, crises, inovação, projetos de gestão, políticas públicas e pesquisa.

O processo seletivo, também online, será realizado em quatro etapas: avaliação de currículo, análise de caso, prova e entrevista.

Diferenciais e validação

A interatividade é uma das principais características do MBA, já que o aluno, ao final de cada aula, tem como tarefa fazer perguntas sobre o tema. Isso ajuda os professores a personalizarem as próximas aulas de acordo com a necessidade dos estudantes, dando fim às aulas engessadas com conteúdos “frios”.

Todos os tutores do curso são mestres ou doutores, e os professores são titulares ou convidados da USP.

O certificado recebido pelo participante é emitido pela USP e não tem nenhuma diferença dos diplomas emitidos pelos cursos presenciais, de acordo com o Art. 5º do Decreto n° 5.622, de 2005. Com isso, os certificados de cursos online também são válidos em processos públicos de seleção e provimento de cargos.

SERVIÇO

MBA online de Gestão em Saúde – Universidade de São Paulo
Coordenação: Profas. Dras. Carmen Silvia Gabriel e Andrea Bernardes (EERP), e Prof. Dr. Márcio Mattos Borges de Oliveira (FEARP).
Taxa de inscrição para o processo seletivo: R$ 215,00
Valor do curso: 22 de parcelas de R$ 590,00
Data limite para inscrições: 5 de outubro de 2014
Início das aulas: final de outubro de 2014
Mais informações: www.saude.mbaonline.org.br

Fonte: Fehosp