A vacina Coronavac, a vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, se mostrou eficaz e segura. A constatação é de estudo publicado pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, responsável pela pesquisa. O estudo analisou o comportamento de 600 voluntários vacinados na China durante a fase 2 dos testes clínicos.

A informação foi publicada no dia 10 de agosto.

Cada voluntário recebeu duas doses, sendo metade a vacina propriamente dita e a outra metade placebo. De acordo com o que foi identificado nos estudos, não existe nenhuma preocupação com relação a segurança da vacina utilizada nos voluntários. Dentre as principais reações está leve dor no local da aplicação. 

A vacina desenvolvida pela Sinovac Life Science é uma das mais avançadas nas pesquisas nesse momento e utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. O Instituto Butantan avalia que sua incorporação ao sistema de saúde deva ocorrer mais facilmente. 

O laboratório asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus.

A farmacêutica forneceu ao Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos de fase 3 em voluntários no Brasil, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança. A testagem está em andamento, deve atingir nove mil voluntários e conta com a parceria de centros de pesquisa em diferentes regiões, incluindo o Hospital de Clínicas do Paraná.

Caso a vacina seja aprovada será realizada a transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo SUS. Os passos seguintes serão o registro do imunizante pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e distribuição em todo o Brasil.

Outra vacina contra Covid-19 desenvolvida na China

A vacina chinesa contra Covid-19 desenvolvida pela Sinopharm, sendo uma das imunizações mais adiantadas no momento, também resultou em produção de anticorpos nos voluntários que estão recebendo as doses durante a pesquisa. O estudo foi publicada pela empresa estatal chinesa nesta quinta-feira (13 de agosto).

Conforme os pesquisadores, a vacina parece ser segura e gerou reação imunológica em testes de estágio inicial e intermediário. Ela também não causou nenhum efeito colateral grave, conforme o estudo. Os resultados foram baseados em 320 voluntários.

A vacina da Sinopharm está sendo testada no momento nos Emirados Árabes, onde devem ser recrutadas 15 mil pessoas. O Brasil também pode participar da testagem, por meio de um convênio firmado com o Paraná.

Fonte: Saúde Debate