Para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio, e conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância desta prática para prevenir infecções hospitalares, a equipe do Hospital Municipal de Araucária (HMA) produziu um vídeo-clipe que viralizou nas redes sociais, atingindo mais de 200 mil visualizações em apenas 3 dias.

Idealizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HMA, o vídeo mostra funcionários do hospital demonstrando o passo a passo da técnica de higienização das mãos ao som da música Safe and Sound, da banda Capital Cities. Como o próprio nome da música diz (Sãos e Salvos), a ideia era mostrar que lavar as mãos é um ato simples e que pode ajudar a salvar vidas.

O que inicialmente era apenas mais uma ação interna para reforçar a necessidade da lavagem das mãos, o vídeo fez tanto sucesso entre a equipe que logo após ter sido publicado na página oficial do HMA no Facebook, foi curtido e compartilhado por milhares de pessoas. Em pouco menos de 72 horas após sua publicação, o vídeo teve quase 2 mil curtidas, cerca de 4500 compartilhamentos e mais de 200 mil visualizações.

A grande repercussão foi uma surpresa para a equipe, que não imaginava o resultado que a iniciativa teria. Profissionais de saúde, estudantes e até mesmo pacientes do hospital elogiaram o trabalho da equipe.

Além do impacto positivo entre os profissionais de saúde, a mensagem do vídeo também contribui para que a população como um todo lembre-se que a higienização das mãos é uma das principais maneiras para prevenir doenças como a gripe.

O vídeo está disponível para visualização na página oficial do Hospital Municipal de Araucária no Facebook (https://www.facebook.com/HospitalHMA/?fref=nf) e também no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=QXuY3FL-1Fc).

Fonte: Assessoria de imprensa Hospital Municipal de Araucária