A vigilância sanitária do município de Toledo interditou na segunda-feira (19) a farmácia Drogazan por comercializar medicamentos de venda proibido no comércio. A interdição foi motivada por uma visita de rotina ao estabelecimento, dentro do cronograma estabelecido pela vigilância municipal.
“As farmácias que precisam renovar a licença sanitária passam por inspeção de rotina. A licença é renovada anualmente”, explica o coordenador da vigilância sanitária estadual, Paulo Costa Santana.

Foram apreendidos 15 cartelas de fluconazol 150 mg (genérico), 3 cartelas de cloridrato de metformina 850 mg (genérico) 19 cartelas de Amoxicilina 500 mg, 14 cartelas hidroclortiazida 25 mg (genérico), 44 cartelas de albendazol 400mg (genérico) e 36 cartelas de atenolol 25 mg (genérico).

A vigilância encaminhará o auto para a Polícia local e para a Receita Estadual para que sejam tomadas as medidas necessárias. A farmácia permanecerá fechada até o final das investigações.

Os medicamentos que têm a inscrição “Proibida a Venda no Comércio” de forma alguma podem ser comercializados diretamente à população. “As denúncias de venda de medicamentos deste tipo podem ser feitas através da ouvidoria estadual pelo número 0800 644 44 14 ou da vigilância municipal”, destaca Santana.

INTERDIÇÃO – Comercializar medicamentos de distribuição gratuita é crime. A resolução 166/2011, assinada no dia 6 de julho pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, prevê que as vigilâncias interditem o estabelecimento enquanto a investigação é feita pela polícia. Desde o início do ano já foram interditadas 13 farmácias no Paraná.

Fonte: Sesa