Na próxima segunda-feira, dia 20 de julho, às 17h, o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF promove um webinar em que especialistas participarão de um debate que visa responder a seguinte pergunta: “Por que as instituições filantrópicas são fundamentais para o Brasil?”.

O webinar, que será transmitido no canal do Youtube do Fonif, faz parte da programação de ações da Universidade Corporativa FONIF, que oferece atividades de formação voltadas à realidade do setor filantrópico brasileiro, visando seu desenvolvimento, aprimoramento e profissionalização. Além disso, ele é o primeiro de uma série de debates online que acontecerão durante a campanha “Proteja quem sempre cuidou de você”, que o FONIF lançou nesse mês de julho com o objetivo de gerar esclarecimento e engajamento da sociedade em relação à atividade filantrópica.

A discussão na próxima segunda-feira (20) deve abordar assuntos que ajudarão a conscientizar os participantes em relação à natureza das entidades filantrópicas, além do impacto para a sociedade dos serviços prestados por elas nas áreas de saúde, educação e assistência social no Brasil, além de responder às perguntas sobre o porquê o setor deve ser reconhecido como parceiro do Estado, listando todos os benefícios que oferece à população.

A transmissão contará com mediação de Carmem Murara, diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista e diretora de Comunicação do FONIF, e os convidados Custódio Pereira, CEO da Associação Santa Marcelina e presidente do FONIF, Paulo Aquino, diretor Corporativo de Educação da Associação Congregação de Santa Catarina, além de Vanderlei Vianna, advogado e membro do Conselho de Especialistas do FONIF.

Este evento online é gratuito e para participar basta fazer a inscrição, acessando o link: http://bit.ly/30jilxk

Sobre o FONIF

O FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016, com uma nova versão lançada em 2019, auditada pela Audisa Auditores. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda que 80% da população brasileira está em municípios cobertos por serviços de instituições filantrópicas e que o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade: www.fonif.org.br

Fonte: Jornal Dia a Dia