A segunda palestra da tarde desta quarta-feira (29), da sala de Gestão Hospitalar, do 15º Seminário Femipa, foi de Mário Cesar Homsi Bernardes, diretor geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil – CMB. O encontro deu continuidade aos assuntos e dados apresentados na palestra anterior, com Adelvânio Francisco Morato, presidente da FBH.

O assunto central foi a importância do engajamento na busca de soluções para a saúde. A partir do significado do termo, Bernardes levantou algumas questões e ações para o setor. “Engajamento tem a ver com participação ativa em algo, ou seja, comprometimento, compromisso, envolvimento, dedicação rumo à soluções  para os desafios do setor filantrópico”, afirmou.

“Quais são os maiores problemas do setor filantrópico do Brasil?”, perguntou. A questão foi respondida pela platéia: a sustentabilidade financeira. Bernardes ressaltou a importância da avaliação contábil para gerir problemas. “É preciso saber a fonte dos recursos, qual o custo dos procedimentos, quanto é pago pelo SUS, quais serviços são mais ou menos deficitários”, explicou.

“Essa é a missão do CMB, juntar essas informações da grande rede de hospitais filantrópicos, lutarmos por caminhos para sanar essas dívidas e déficits e mostrar a realidade do setor aos governantes”, afirma. O diretor da CMB explicou que é importante unir forças para apresentar em Brasília a real situação das instituições.

O diretor geral da CMB mostrou também os projetos da instituição e a atuação em Brasília. Ele aproveitou para convidar os presentes para o 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que vai acontecer em Brasília, entre os dias 15 e 17 de agosto, com o tema Convergir para Evoluir.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Francielli Xavier