O uso adequado dos recursos disponíveis para a saúde é essencial para garantir segurança e atendimento de qualidade para os pacientes, sem abandonar a eficiência nos hospitais. Este foi o tema da palestra ministrada pelo médico e gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do CRM-PR, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

O gestor discutiu, durante o 15º Seminário Femipa, a responsabilidade do profissional da medicina para com o paciente e o uso dos recursos que estão disponíveis para o cuidado. Ele lembrou que o principal fator para o médico deve ser o paciente. “Nós somos treinados para atender pessoas, não para controlar custos. O controle é importante, mas não é nossa função primária”, disse ele, apontando que é responsabilidade do profissional tomar decisões para os cuidados do paciente.

Com o objetivo de deixar clara a importância da gestão eficiente de recursos em hospitais, o Dr. Dimer destacou a necessidade de utilizar os recursos de forma racional, para garantir a qualidade do atendimento. Especialmente frente a um cenário em que o mundo todo sofreu com a incapacidade do sistema de lidar com a COVID de maneira completa, ele afirma que tem receio de que falte algo para os pacientes no hospital em que é diretor, o Pequeno Príncipe.

Foi com exemplos do próprio hospital que ele mostrou como busca o equilíbrio entre recursos disponíveis, segurança e eficiência. “Um cuidado bem gerenciado facilita a performance”, diz. Ele levanta que é necessário haver a medição dos resultados e buscar melhorias contínuas, além de trabalhar os cenários da medicina com equipes multidisciplinares, para que os recursos, tanto materiais quanto humanos, sejam bem usados. “Não podemos confundir a racionalização de recursos disponíveis com a priorização de recursos escassos”, afirmou, ao apontar novamente a importância de tratar as pessoas na área da saúde.

Por fim, o palestrante recebeu algumas perguntas da plateia, que levantaram questões relevantes como a maneira de engajar os médicos nessa gestão. Dr. Dimer afirmou que é necessário incluir o médico no processo de gestão, e não apenas informá-lo do que foi decidido, já que ele é parte de extrema importância no processo de cuidados com a saúde. “As pessoas têm o mau hábito de deixar o médico por último. Ele precisa ser incluído”, finaliza ele.

A palestra foi uma boa oportunidade para profissionais da saúde e gestores de hospitais refletirem sobre a gestão eficiente de recursos e sua importância para garantir um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes, além de trazer discussões importantes sobre o papel dos profissionais da saúde em uma área da profissão que nem sempre é explorada por todos.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Breno H. M. Soares