Apresentações de cases de sucesso relacionadas à gestão de comunicação e marketing fecharam a programação do 10º Encontro de Assessores de Comunicação, realizado na última terça-feira (19) durante a programação do 16º Seminário da FEMIPA.
Referências em qualidade e atendimento, os participantes selecionados para o 6º Prêmio de Melhores Práticas e Criatividade – Gestão de Comunicação e Marketing, compartilharam suas experiências e estratégias, destacando a importância da transparência, confiabilidade e valorização da história das instituições.
Saiba mais sobre a trajetória de cada indicado ao prêmio (por ordem de apresentação):
Hospital Erasto Gaertner
Com o case intitulado “Disclosure como ferramenta de comunicação com a sociedade: aumentando a confiabilidade e transparência no serviço de saúde”, o Hospital Erasto Gaertner apresentou o protocolo de comunicação adotado por sua equipe de gestão chamado Disclosure. O palestrante, Anderson Alves de Araújo de Lemos, Enfermeiro N.S.P., explicou o compromisso da instituição com a transparência, e os resultados positivos obtidos pelo diálogo aberto e sincero com os pacientes e seus familiares, mesmo em situações adversas.
“Promovemos uma cultura de confiança e empatia, priorizando a comunicação eficaz para fortalecer o vínculo com a sociedade. Oferecer apoio emocional às famílias, reconhecer erros e buscar soluções que assegurem o bem-estar são abordagens humanizadas fundamentais no ambiente hospitalar”, destacou.
Hospital Angelina Caron
Em seguida, foi a vez do Hospital Angelina Caron, localizado em Campina Grande do Sul-PR, compartilhar sua história de 40 anos de dedicação à saúde. Sob o título “40 anos do Hospital Angelina Caron”, Dieisson dos Santos Medeiros, Gerente de Marketing e Endomarketing, conduziu a apresentação.
Com foco na importância do marketing interno e externo na construção de uma identidade sólida, Medeiros apresentou as ações realizadas junto aos colaboradores e à comunidade externa, durante 2023, como parte das comemorações ao aniversário da instituição
“Envolvemos nossos médicos, nossos outros profissionais da saúde e demais colaboradores em um mutirão da saúde para levar às pessoas o sentimento de pertencimento e orgulho com a nossa história. Fizemos caminhadas, atendemos as pessoas, confeccionamos crachás para os colaboradores com mais de 25 anos de casa, montamos feira gastronômica, entre outras atividades, como o Show de Talentos, que fechou a programação em clima de festividade. Nosso intuito foi o de consolidar a confiança da comunidade para o nosso compromisso em salvar vidas”, completou.
Hospital Nossa Senhora das Graças
Terminando o encontro, o Hospital Nossa Senhora das Graças, também em Curitiba-PR, apresentou o case: “Graças à vida existe a nossa história / 70 anos do Hospital Nossa Senhora das Graças”. A Analista de Comunicação, Mônica Telma Neves, conduziu uma reflexão sobre a importância de valorizar a história e os valores da instituição, destacando como esses elementos são essenciais para fortalecer os vínculos de pertencimento com a comunidade.
Além de ações voltadas aos colaboradores, a instituição promoveu atividades envolvendo profissionais de diferentes áreas que colaboraram para a construção do hospital ao longo dos anos. O destaque foi a montagem de um grande quebra-cabeça, cujas peças foram distribuídas, em forma de convite, para essas pessoas. A adesão à proposta foi um sucesso, e o painel está montado nas instalações do hospital.
“Reunir tantas pessoas foi muito emocionante para todos nós, em todos os setores. Homenageamos as irmãs que deram início à jornada do hospital com amor, moldando-o com seus valores e dedicação, e ouvimos diversas histórias de superação vivenciadas por pacientes que tiveram suas vidas acolhidas e salvas sob os cuidados do Hospital Nossa Senhora das Graças”, concluiu.
Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Ana Reimann