O Ministério da Saúde passará a divulgar semanalmente, a partir do dia 3 de março, os dados da Covid-19. A estratégia será adotada para otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, estados e ministério. Assim, os dados de Covid-19 passarão de envio diário para semanal ao Ministério da Saúde. Além dos painéis de monitoramento, que serão atualizados uma vez por semana, a população continua com acesso livre às bases de dados da Covid-19 no openDataSUS, dentro do LocalizaSUS, e no portal da pasta. A informação foi divulgada na última quinta-feira (16), durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) 2023, e pactuada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Segundo o diretor do Departamento de Imunização, Eder Gatti, a orientação aos profissionais de saúde continua sendo a notificação dos casos e dos sintomas dos pacientes da forma mais rápida e oportuna possível. “Os dados seguem sendo inseridos o quanto antes no sistema, mas a mudança é importante porque apenas 33,3% dos estados, ou seja, nove unidades federativas, realizavam o envio diário dos informes para o Ministério da Saúde”, apontou o membro da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).

Eder destaca ainda que 18 unidades federativas (66,7%) não atualizam os dados no fim de semana, devido à demanda de recursos humanos necessária para viabilizar a medida. “Como resultado, a gente tem uma flutuação do número de casos ao longo da semana, com picos geralmente na terça e quarta-feira, e com queda durante o fim de semana”, explicou.

O diretor de imunização apresentou que a discrepância é corrigida na média móvel, no entanto, defendeu que é um passo importante ter os dados da forma mais detalhada e otimizada possível. Segundo Eder, o objetivo é facilitar o trabalho dos estados ao notificar os dados de forma semanal e não mais de forma diária.

Confira as datas definidas:

  • Interrupção dos informes diários: 3 de março
  • Data proposta para envio da primeira remessa de dados semanais pelos estados: 6 a 7 de março (segunda e terça-feira)
  • Publicação do primeiro informe semanal dos dados da Covid-19 nos painéis de monitoramento do Ministério da Saúde: 7 de março

O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, defendeu a mudança. “Não há mais motivo para a notificação diária”, disse, acrescentando que o dia 3 de março é importante para o Conass. “Iremos completar mil dias de divulgação ininterrupta dos dados da Covid-19 pelo conselho. Começamos a fazer esse papel justamente quando o Ministério da Saúde (durante o governo passado) fraquejou na divulgação destes dados. No começo da pandemia nosso site era visitado por mais de 190 países”, finalizou.

Fonte: Ministério da Saúde