A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a sexta edição do Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos Privados de Assistência à Saúde, ferramenta em formato de painel dinâmico (Power BI), que permite uma maior possibilidade de análises para os usuários. As informações contam com atualizações sobre atendimentos ocorridos no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2015 e 2020, com destaque, nesta edição, para a inclusão dos dados de atendimentos de Covid-19 registrados durante 2020 – primeiro ano da pandemia – conhecidos pela Agência durante o exercício de 2021.

É importante destacar o funcionamento do fluxo do ressarcimento ao SUS: o procedimento tem início aproximadamente 12 meses após a ocorrência do atendimento público, pois esse período é necessário para o faturamento do evento no SUS, o envio dos dados pelo DATASUS e o processamento das informações pela ANS.

O Mapa de Utilização do SUS segue a estrutura das últimas edições, permitindo a visualização de dados nacionais e regionais dos atendimentos prestados no SUS, registrados por Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e Autorização de Procedimento Ambulatorial (APAC) a beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

Com esta edição, os interessados podem observar as peculiaridades regionais do ressarcimento ao SUS, bem como compreender e acompanhar a evolução desse mecanismo regulatório da saúde suplementar.

Clique aqui para acessar a sexta edição do Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Para consultar outros painéis dinâmicos do Ressarcimento ao SUS, clique aqui.

*Informações Assessoria de Imprensa

Fonte: Saúde Debate