A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta terça-feira (9) representantes do Banco Mundial para discutir projetos e ações do Paraná Eficiente, iniciativa firmada pela entidade, além do governo federal, que tem como objetivo inovar e modernizar a gestão pública no Estado.

Entre os principais pontos definidos estão o custeio de despesas retroativas com a abertura de leitos hospitalares, a integração de sistemas digitais de gestão em saúde e do Samu, além da transformação de 40 Hospitais de Pequeno Porte (HPP) em Unidades de Cuidado Multiprofissionais.

Hoje, os investimentos provenientes da parceria para a saúde estão previstos em cerca de U$ 86 milhões que devem ser distribuídos ao longo de 5 anos. “Essa é uma grande parceria, que mostra a capacidade e o protagonismo do Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Com a pandemia, foi preciso remodelar muitas de nossas ações não somente para salvar vidas, mas para garantir que no futuro o Estado teria condições de sanar quaisquer dificuldades provenientes da Covid-19, e estes recursos nos permitem avançar ainda mais nessa direção”.

Segundo o diretor de Unidades Próprias da Sesa, Guilherme Graziani, para fortalecer a estratégia digital na área da saúde a ideia é criar um sistema de informação gerencial que possa, a partir de um compilado de dados, permitir um robusto monitoramento das unidades do Estado, além de aumentar a produtividade e garantir maior apoio à decisão gerencial. Para isto, o valor empenhado deve ser de U$ 7,3 milhões.

“A modernização provocada por esse sistema terá um impacto maciço, que irá nos auxiliar a automatizar processos e expandir o monitoramento de fatores importantes, como ocupação de leitos ou gestão de ambulâncias, no caso do Samu. Será uma verdadeira transformação na capacidade de absorção e aplicação de dados pelo Estado”, avaliou o diretor.

Já em relação à transformação dos Hospitais de Pequeno Porte em Unidades de Cuidado Multiprofissionais, serão U$ 49,2 milhões, visando melhorar a coordenação da atenção em saúde, com foco no atendimento de condições crônicas, incluindo pessoas idosas ou sequeladas de Covid-19.

Neste ano, a expectativa é que ao menos dois hospitais façam parte do projeto-piloto. “As Unidades de Cuidado Multiprofissionais terão um papel renovador na saúde do Estado, auxiliando no acesso aos serviços de saúde e promovendo uma verdadeira e benéfica mudança nos Hospitais de Pequeno Porte”, acrescentou.

Originalmente proposto em 2019, o Projeto Paraná Eficiente passou por grandes transformações causadas pela pandemia, o que criou a necessidade de adaptá-lo, priorizando, sobretudo, o atendimento para a saúde e a retomada de crescimento num cenário pós-pandêmico.

“O Banco Mundial tem tido uma relação de parceria muito profunda com o Paraná, que apenas se fortaleceu ao longo dos anos. As ações discutidas para a área da saúde são as de maior peso no Projeto Paraná Eficiente e esse diálogo direto com a Sesa nos permite compreender e auxiliar o Estado naquilo que for necessário”, afirmou a oficial sênior do Banco Mundial, Daniela Pena de Lima.

Fonte: Sesa