O deputado federal Beto Preto é um dos membros da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, sendo o único representante do Paraná no grupo. Na última quarta-feira (15), aconteceu a primeira reunião da comissão. Durante o os discursos parlamentares no plenário, o deputado pediu a palavra e defendeu o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele citou que fez uma indicação à ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre o assunto, pois a tabela está completamente defasada.

“O valor do parto não melhora, o valor dos procedimentos não melhora, e, ao longo do tempo, vemos diversos profissionais de saúde deixando a oportunidade de prestar serviços aos brasileiros que são usuários do Sistema Único de Saúde. Estamos indicando à ministra que seja feita uma correção simples, apenas para iniciar a discussão, em cima do defasado dos últimos 14 anos. Isso vai incidir sobre atos operatórios, sobre consultas, sobre todo tipo de procedimento listado na tabela do SUS”, destacou.

Segundo Beto Preto, esse é um apelo para que seja possível tornar, novamente, o sistema único de saúde atrativo. Como exemplo, ele apontou os valores pagos para partos: se, nos últimos 10 anos, o montante fosse atualizado apenas pelo valor de correção do salário mínimo, o recurso teria dobrado.

“Então, vejam como os serviços de saúde estão relegados a um segundo plano. E essa é nossa função aqui: relembrar o assunto e colocar na pauta no plenário da Câmara dos Deputados. Que possamos, em algum momento, tratar desse tema, seja no âmbito público, seja na Comissão de Saúde desta casa, que foi instalada hoje, para que possamos realmente colocar esse assunto na discussão que merece”, completou.

Deputado Zé Vitor é eleito presidente da Comissão de Saúde

O deputado Zé Vitor (PL-MG) foi eleito nesta quarta-feira (15), com 31 votos a favor e quatro em branco, presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. O colegiado foi criado recentemente, a partir da cisão da Comissão de Seguridade Social e Família em duas.

Como 1ª vice-presidente foi eleita a deputada Silvia Cristina (PL-RO). Os outros dois cargos da Mesa (2ª e 3ª vice-presidências) serão preenchidos em outra data.

Ao assumir o cargo, o deputado disse que vai fazer um trabalho coletivo, com ajuda dos demais parlamentares e das entidades ligadas a saúde. “Temos compromisso com as pessoas. Muito além das discussões e decisões que vamos tomar, que todas elas tenham um mesmo objetivo: encontrar soluções”, disse Vitor.

Perfil
O deputado está no seu segundo mandato como deputado federal. Engenheiro agrônomo, Vitor já ocupou outros cargos políticos, como secretário municipal de Meio Ambiente em Araguari (MG), cidade onde nasceu em 1984.

O que faz a comissão
A Comissão de Saúde debate e vota temas relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), campanhas de saúde, vigilância epidemiológica, instituições privadas de saúde, atividades médicas e paramédicas, e patentes de fármacos, entre outros.

Fonte: Assessoria Beto Preto e Agência Câmara de Notícias