Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 24 de junho. A campanha também engloba a vacinação contra o sarampo. A prorrogação da campanha, divulgada nesta quinta-feira (2), tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças.

A partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. O Ministério da Saúde já distribuiu quase 80 milhões de doses para todo país. Já a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e os imunizantes estão disponíveis durante todo o ano. A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril.

A adesão da campanha de vacinação contra a gripe vem preocupando as secretarias de saúde, assim como o ministério. Mais de 77 milhões de brasileiros estão nos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe. Até agora, a cobertura vacinal chegou a 44%.

O Paraná é reflexo do que está acontecendo em várias regiões do país. A estimativa é imunizar 4,3 milhões de pessoas no Estado até o fim da campanha. Entretanto, atualmente, a cobertura é de apenas 36,9% no Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

A vacina atualizada contra a doença protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Além dos públicos prioritários da campanha, já há municípios que estenderam a aplicação das doses dentro da campanha de vacinação contra a gripe para outras faixas etárias, na tentativa de aumentar a cobertura vacinal. É o caso de Curitiba (PR), que já chamou os adultos entre 40 a 49 anos para a imunização contra a gripe.

* Com informações do Ministério da Saúde e da SESA-PR

Fonte: Saúde Debate